Greve nos ônibus: prefeitura afirma que BRT vai funcionar normalmente nesta segunda (29); sindicato nega

Tempo de leitura: 4 min


Apesar do anúncio de paralisação total dos motoristas de ônibus municipais do Rio, incluindo os condutores do BRT, a Prefeitura garantiu que o sistema BRT vai operar normalmente nesta segunda-feira (29). Já o Sindicato dos Rodoviários informou que os condutores dos articulados do BRT vão funcionar com 50% da frota, assim como os ônibus municipais, após acatarem a decisão da Justiça de manter ao menos metade da frota em horários de pico.

A informação por parte do Executivo foi divulgada nas redes sociais da Mobi-Rio, empresa responsável pela operação do sistema. “Informamos aos usuários e motoristas que seguiremos com o plano operacional regular de dias úteis, mantendo nosso compromisso com os mais de 630 mil passageiros que transportamos diariamente”, publicou.

A Prefeitura do Rio informou que acompanha a situação e reforça que adotará as medidas necessárias para reduzir os impactos à população e garantir o direito de ir e vir dos cariocas, inclusive já solicitou à Justiça o aumento deste percentual. Confira publicações sobre o funcionamento do BRT:

image 80

Justiça determina circulação de 50% da frota

Às vésperas da greve dos rodoviários, prevista para começar à 0h desta segunda-feira (29), o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) determinou que pelo menos 50% da frota de ônibus permaneça em circulação para garantir a mobilidade na capital.

A decisão liminar, assinada pela desembargadora Maria Helena Motta, estabelece que metade dos coletivos deverá operar durante a paralisação. Em caso de descumprimento, a Justiça fixou multa diária de R$ 50 mil. A penalidade será aplicada separadamente ao Sindicato dos Rodoviários e ao Rio Ônibus, entidade que representa as empresas do setor.

A desembargadora Maria Helena Motta também considerou legal a greve dos rodoviários do Rio ao conceder parcialmente uma liminar em dissídio coletivo. A decisão autoriza a paralisação, mas mantendo a determinação que trabalhadores e empresas mantenham 50% da frota de ônibus em circulação por linha e itinerário.

A magistrada também proibiu a contratação de trabalhadores temporários para substituir grevistas e vetou demissões sem justa causa motivadas pela participação no movimento. A análise das reivindicações econômicas da categoria e da possibilidade de desconto dos dias parados ficará para julgamento posterior pelo colegiado da Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SEDIC).

Segundo o presidente do sindicato, Sebastião José, o reconhecimento da legalidade da greve representa uma vitória para a categoria, por validar as dificuldades enfrentadas pelos rodoviários, como salários defasados, falta de estrutura nos terminais e o aumento da violência, que tem exposto motoristas a sequestros e agravado a insegurança e a saúde mental dos profissionais.

“A greve está mantida e vamos cumprir o determinado pela justiça, que é a de que ambas as partes mantenham 50% da frota circulando nos horários de pico, ou seja, pela manhã e à noite”, disse.

Impasse sobre reajuste salarial

A greve foi mantida após a categoria rejeitar a proposta de reajuste salarial apresentada pelas empresas de ônibus.

Os rodoviários reivindicam piso salarial de R$ 5 mil para motoristas de ônibus articulados e de R$ 4 mil para os demais condutores, além de tíquete-alimentação de R$ 1 mil, plano de saúde e odontológico. A pauta também inclui a adoção da escala 5×2 e o fim dos contratos temporários na Mobi-Rio, com a contratação dos trabalhadores pelo regime da CLT.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/greve-nos-onibus-prefeitura-brt-funcionar/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *