O prefeito Eduardo Paes (PSD), aproveitou o ponto facultativo para subir a serra nesta sexta-feira (21), e ser homenageado num grande encontro realizado em Três Rios, que reuniu cerca de 250 pessoas entre líderes empresariais e políticos, incluindo o atual e dois ex-prefeitos de Três Rios, todos os 15 vereadores da Câmara, além do o atual e o ex-presidente da Firjan, Luiz Caetano e Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.
O evento, promovido pelo empresário Carlos Erane de Aguiar, líder do empreendimento Alto da Boa Vista e fundador da Condor Tecnologias Não Letais (presente hoje em 86 países em todo o mundo), teve o tema “A vinicultura como vetor de desenvolvimento”, com a presença produtores de uvas da região.
O encontro fez o feito raro de reunir, na mesma mesa, o atual prefeito, Jonas Dico, e dois ex-prefeitos, Joa e Celso Jacob. Presente também a vereadora Bia Bogossian, que disputou a última eleição municipal contra Jonas Dico. Tudo no maior clima de paz.
Paes agradeceu a homenagem e ressaltou a importância dos vinicultura para inspirar novos caminhos
Embora tenha dito que ainda não é oficialmente candidato, o prefeito do Rio sinalizou que projetos estruturantes, como o desenvolvimento da vinicultura, podem orientar o que está por vir.
“É muito impressionante os trabalho que vocês vêm realizando e cabe ao pode público apoiar, para esse movimento crescer e se consolidar” disse ele, anunciando que em breve fará um grande evento no Palácio da Cidade, reunindo pratos feitos por chefs de cozinha renomados com vinhos produzidos no estado.
Em seu discurso, o anfitrião, que recebeu a maior honraria da Câmara, a de Comendador Ribeiro de Sá, aprovada por unanimidade, destacou o esforço dos produtores de vinho locais e o impacto do setor na economia regional.
“Os produtores de vinho desta região estão, com trabalho e coragem, mudando a paisagem do interior. Eduardo, você tem em si o mesmo espírito empreendedor dessas pessoas, tem amor pelo Rio e capacidade de entrega, e isso é exatamente o que o estado precisa hoje”, disse o anfitrião.
Entre as lideranças políticas presentes, estavam também prefeito de Levy , Cláudio Marannino, e o vice de Paraíba do Sul, Gil Lopes. A jornalista Geiza Rocha, doutoranda em Geografia da Puc-RJ, fez a palestra sobre o potencial da vinicultura como vetor da economia fluminense.

