Megaoperação da polícia: Ministério da Justiça diz que tem atendido as demandas do governo do estado do Rio

Tempo de leitura: 3 min


O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) rebateu as afirmações feitas, nesta terça-feira (28), pelo governador Cláudio Castro (PL), de que o governo do Rio, está “completamente sozinho”, no combate à criminalidade. Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) afirmou que mantém a atuação no estado desde outubro de 2023, por meio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), operação que segue vigente até 16 de dezembro de 2025, podendo ser renovada.

Durante a coletiva de imprensa, pela manhã, o governador Cláudio Castro (PL) comparou a operação nos complexos da Penha e do Alemão às ações de ocupação em comunidade de 2010, afirmando que o governo do Rio está “completamente sozinho, sem o auxílio de blindados nem dos agentes de forças federais, nem de segurança nem de defesa”.

O Ministério da Justiça disse, ainda, que tem atendido prontamente a todos os pedidos do governo do Rio para o emprego da Força Nacional e que a Polícia Federal fez 178 operações no Rio esse ano, sendo 24 delas relacionadas a tráfico de drogas e de armas. Desde 2023, foram 11 solicitações de renovação da FNSP no território fluminense. Todas acatadas.

Ministro da Justiça, Lewandowski, diz que não recebeu pedido do governador Cláudio Castro (PL) sobre megaoperação

“Eu quero apresentar minha solidariedade às famílias dos policiais mortos, minha solidariedade às famílias dos inocentes, que também pereceram nesta operação, e me colocar à disposição das autoridades do Rio para qualquer auxílio que for necessário. Só respondendo, não recebi nenhum pedido do governador do Rio de Janeiro enquanto ministro da Justiça e Segurança Pública para esta operação, nem ontem, nem hoje, absolutamente nada”, declarou Ricardo Lewandowski.

A nota do MJSP destaca, também, que a Polícia Rodoviária Federal tem feito operações de combate a roubo de cargas e a roubo de veículos nas rodovias federais e que nos últimos anos o estado tem recebido recursos do Governo Federal para investir no sistema penitenciário e na segurança pública, além de receber doações de equipamentos.

O órgão listou uma série de acordos e parcerias com o governo do Rio, de cooperação para combate ao crime organizado, que disse que reafinaram o compromisso do governo federal com o estado de promover segurança pública no meio do apoio integrado, fundamental para a dimensão do Rio.

Com informações da TV Globo.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/megaoperacao-da-policia-ministerio-da-justica-diz-que-tem-atendido-as-demandas-do-governo-do-estado-do-rio/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *