Perfil de Maria de Fátima, de 'Vale tudo', faz sucesso nas redes com 6 milhões de interações

Tempo de leitura: 4 min




Um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados revela que, enquanto Bella Campos enfrentou uma montanha-russa digital desde que assumiu o papel da ambiciosa Maria de Fátima no remake de “Vale tudo”, o perfil da sua personagem virou um fenômeno nas redes desde o primeiro minuto. Criado em abril de 2025, o perfil @fatimaaciolireal acumulou mais de 262 mil seguidores em 15 dias e cresceu 163% até setembro. Ao todo, foram 6 milhões de interações, com picos de 1,5 milhão nos meses de abril e julho, período que marcou entre o casamento e o momento em que a personagem foi desmascarada na trama.
Agora, vale tudo: Quem matou Odete Roitman?
Artistas: Exposição ‘Pode Sonhar, em alto e bom som’ reúne peças sonoras de 40 jovens de favelas
A conta seguiu fiel ao roteiro da novela. Cada post de Fátima na TV era replicado no Instagram, inclusive o momento em que Odete Roitman a obriga a apagar o perfil. A página sumiu da vida real por semanas, voltando no mesmo dia da reativação da personagem. A estratégia, segundo especialistas da Nexus, consolida a novela como um case de transmídia bem-sucedido, à la “Vivi Guedes” de “A dona do pedaço”.
Se a vilã virou uma estrela no Instagram, Bella viveu altos e baixos. A trajetória digital da atriz expõe um fenômeno recorrente: quando a ficção ultrapassa a persona real. O público, que abraçou a vilã, parece ter punido a atriz, uma inversão curiosa na cultura da exposição. Se, no passado, o vilão era odiado na trama, hoje é ele quem ganha os likes.
Entre setembro de 2024 e setembro de 2025, o engajamento médio de Bella no Instagram despencou 47%, mesmo com aumento de 17% na frequência de postagens. No TikTok, o queda foi ainda maior: de 53% nas interações entre janeiro de 2023 e agosto de 2024 (antes dos boatos que Bella seria a nova Maria de Fátima), com o período de setembro de 2024 a setembro de 2025. A atriz viveu o clássico “quanto mais aparece, mais apanha”, uma consequência direta das polêmicas que marcaram sua participação na novela.
A análise da Nexus, que cruzou dados de social listening e comportamento digital, aponta que as críticas à atuação, a briga com o ator Cauã Reymond nos bastidores e a recusa em dar entrevista ao portal de Leo Dias alimentaram o buzz negativo. No total, 169 mil publicações sobre Bella foram rastreadas nas redes X, Instagram e Facebook, impulsionando uma onda de debates que oscilava entre a defesa e o “cancelamento” da atriz.
Mesmo com o turbilhão, há nuances: entre março e setembro de 2025, já com “Vale tudo” no ar, Bella conseguiu recuperar parte do público. Ela ganhou 4,7% de seguidores, ainda que o saldo final do ano seja negativo (-1,7%). No TikTok, o impulso de visibilidade em horário nobre garantiu crescimento de 12% na base de fãs, mostrando que o público, por mais dividido, continua assistindo.
Initial plugin text



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/entretenimento/tv/noticia/2025/10/perfil-de-maria-de-fatima-de-vale-tudo-faz-sucesso-nas-redes-com-6-milhoes-de-interacoes.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *