Maricá abre Festa de São Pedro com tradicional procissão de barcos em Zacarias

Tempo de leitura: 4 min



Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá iniciou, na manhã deste sábado (27/06), a programação da Festa de São Pedro com a tradicional procissão de barcos saindo do Porto do Ostinho, em Zacarias. A homenagem ao padroeiro dos pescadores abriu os três dias de celebrações, que incluem atividades religiosas, culturais e shows gratuitos para moradores e visitantes. A iniciativa é realizada em conjunto pelas secretarias de Promoção de Eventos, Pesca, Assuntos Religiosos, Cidadania e Família, e pela Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ).

As festividades começaram às 8h30, com um café da manhã comunitário, além da disponibilização de vacinas aos presentes. Na sequência, os pescadores realizaram o cortejo pelas águas, que reuniu embarcações de várias regiões da cidade. À tarde, as apresentações ao vivo de Betinho Bahia e Ismayer Alves animaram as dezenas de pessoas presentes.

“Valorizar os pescadores caiçaras da nossa cidade é valorizar a tradição de mais de 150 anos. Por isso, estamos realizando essa atividade em Zacarias e em outros bairros da cidade”, destacou o secretário de Pesca, Xandi de Bambuí.

Representando a história local, o pescador Almeirindo Marins acompanhou de perto a programação e ressaltou o impacto da celebração. “A pesca é para todos. Participo desse momento de celebração há muitos anos, desde os barcos a remo, e desejo que essa tradição continue em Maricá”, pontuou.

“A festa de São Pedro fica maior a cada ano, especialmente pelo investimento público. Recebemos pessoas de todas as localidades e, somente na primeira procissão, tivemos a participação de dezenas de barcos. É uma festa para todos”, ressaltou o presidente da Associação dos Moradores e Pescadores de Zacarias, Washington da Costa.

O comerciante José Luiz Baptista Filho veio do bairro Bambuí a convite de uma amiga e elogiou a iniciativa.

“Gostei muito desse evento. Maricá é o paraíso, a gente não tem isso aqui em qualquer lugar. É uma coisa única”, declarou.

Programação continua

A Festa de São Pedro continua na noite deste sábado (27/06), na Praça Tiradentes, em Araçatiba, com shows de Kontagiô, às 18h, e Marianna Cunha, às 21h.

No domingo (28/06), as homenagens começam com café da manhã e procissão das águas em dois pontos: às 9h em Araçatiba e às 10h na Capela de São Pedro, em Ponta Negra. O dia será marcado pela confraternização dos pescadores e por apresentações musicais do Trio Espírito Santo (em Ponta Negra) e das bandas Nostálgica, Tá Tudo em Casa e Jô Borges (em Araçatiba).

O encerramento das festividades acontece na segunda-feira (29/06), Dia de São Pedro. Haverá café da manhã e procissão em Ponta Negra e na Praça dos Pescadores, em Guaratiba. A programação religiosa se encerra com uma missa em Araçatiba, às 18h, e o público ainda confere o show de Dida Show em Guaratiba, às 13h.

Foto: Katito Carvalho
Foto: Katito Carvalho



Com informações da fonte
https://www.marica.rj.gov.br/noticia/marica-abre-festa-de-sao-pedro-com-tradicional-procissao-de-barcos-em-zacarias/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *