Falha no fornecimento de energia elétrica volta a causar transtornos no Leme cinco meses após apagão; Light instala geradores para minimizar impactos

Tempo de leitura: 3 min


Uma falha no fornecimento de energia elétrica voltou a causar transtornos aos moradores do Leme, na Zona Sul do Rio, cinco meses após o apagão que deixou o bairro e partes de Copacabana sem luz por dias e levou a Justiça a impor multas à Light. Há queixas de eletrodomésticos queimados e elevador desligado enquanto a concessionária diz atuar em ocorrência complexa na rede subterrânea.

Desde a madrugada de terça-feira (23), moradores relatam que trechos da Rua General Ribeiro da Costa e Anchieta estão funcionando em apenas uma fase de energia. Em um edifício da Rua General Ribeiro da Costa, o elevador precisou ser desligado por precaução, e o condomínio já iniciou tratativas para contratar geradores diante da incerteza sobre a normalização do serviço. Em nota, a empresa informou que geradores foram acionados para diminuir os impactos aos moradores.

“A Light informa que uma equipe técnica atua no local. Trata-se de uma ocorrência na rede subterrânea, de maior complexidade, que demanda atuação especializada para identificação e correção do problema. Preventivamente, foram acionados geradores para minimizar os impactos aos clientes. A concessionária atua para restabelecer o fornecimento de energia o mais breve possível”, disse a concessionária.

Multada após apagão em janeiro

Em janeiro deste ano, o Leme e trechos de Copacabana enfrentaram um apagão prolongado que deixou moradores sem energia por mais de 45 horas. Na ocasião, a Defensoria Pública do Estado do Rio ingressou com uma ação civil pública contra a Light, argumentando que a demora no restabelecimento do serviço configurava uma falha grave na prestação de um serviço essencial.

Atendendo ao pedido, a Justiça determinou que a concessionária restabelecesse imediatamente a energia em todas as áreas afetadas, sob pena de multa diária de R$ 200 mil. A decisão também obrigou a empresa a informar a previsão de normalização do fornecimento, sob risco de multa adicional de R$ 20 mil por dia.

A crise de janeiro também levou o Procon Carioca a notificar a concessionária e cobrar explicações sobre a demora na normalização do serviço.

Com informações do Jornal O Globo.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/energia-eletrica-transtornos-leme/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *