Batalhão completou 101 anos de criação no último sábado (30); celebração aconteceu esta quinta-feira (04)

Churrasco na sede do 7º BPM marcou festejos de 101º aniversário da unidade –
Menos de uma semana após a cerimônia de troca de comando na última sexta (29), o 7°BPM (São Gonçalo) voltou a sediar um evento nesta quinta-feira (04); policiais militares da unidade e convidados se reuniram para comemorar o aniversário do Batalhão, que completou 101 anos de criação no último sábado (30).
A festa foi realizada na sede do Batalhão, no Alcântara e contou com a presença de dezenas de convidados da sociedade civil. O prefeito Capitão Nelson (PL), que é policial militar reformado e serviu no 7º BPM durante os anos de atividade, esteve na cerimônia junto do vice João Ventura (União) e destacou a importância do centenário batalhão na história da cidade.
Leia também:
➢ Idoso morto em ônibus na BR-101 é sepultado em São Gonçalo; “ele fazia esse caminho todo dia”
➢ Polícia Civil indicia cabo da PM que atingiu amigo em Camboinhas

“É uma instituição importante – para mim em especial, é importantíssima”, destacou prefeito
“É uma instituição importante – para mim em especial, é importantíssima. O 7º Batalhão está ligado com a minha história e é um privilégio comemorar esses 101 anos. A gente espera poder estar aqui nos próximos aniversários e poder continuar colaborando da forma que for preciso para continuar com o bom trabalho que é feito aqui”, elogiou o prefeito.
Ainda em sua primeira semana de comando, o coronel Lourival do Nascimento Júnior, que substituiu o Cel. Ângelo Barbosa Castro na supervisão das ações do Batalhão, se disse feliz em assumir o comando de uma unidade com tanto tempo de história .“A gente vem com muita vontade de trabalhar e, com certeza, vamos entregar um serviço de qualidade à população de São Gonçalo”, destacou o policial.

“A gente vem com muita vontade de trabalhar”, enfatizou comandante
Parcerias com outras instituições
Apesar da presença majoritária de policiais, uma boa parte dos presentes no churrasco de celebração do aniversário do Batalhão representavam a sociedade civil. Autoridades locais como o Secretário Municipal de Ordem Pública, Márcio Ribeiro, destacaram a importância do diálogo entre o Batalhão e outras esferas de ação na cidade.
“A Prefeitura hoje tem muita demanda das secretarias que contam com o apoio do Batalhão. Eu estou acompanhando o prefeito desde o primeiro mandato. Nesse tempo, o 7º [BPM] já trocou algumas vezes de comando e todos [os comandantes] contribuíram muito para a Prefeitura. A gente tem a Guarda Municipal, a Secretaria de Posturas, Transporte, Meio Ambiente; com todas elas, rotineiramente, a gente faz a operações em parceria com o 7º BPM”, destacou o secretário.

“Rotineiramente, a gente faz a operações em parceria com o 7º BPM”, destaca secretário
O Dr. Raphael Riodades, diretor-geral do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), no Colubandê, também comentou a importância de uma integração entre as ações policiais e o contexto local em áreas como a saúde pública.
“A integração entre a gente lá no Hospital e a Polícia é importantíssima. Quando acontece alguma ação policial na rua, podem ocorrer lesões e problemas de saúde bem específicos e as pessoas vão precisar do hospital. Os policiais, quando são baleados, têm que ser atendidos no hospital. A gente tem que ter uma interação; somos uma unidade de suporte de pacientes de alta complexidade e esse diálogo com a Polícia é de suma importância”, destacou.

“A integração entre a gente lá no Hospital e a Polícia é importantíssima”, explica diretor-geral do Heat
2025-09-04 15:59:00