A Prefeitura de Maricá iniciou, na manhã deste sábado (27/06), a programação da Festa de São Pedro com a tradicional procissão de barcos saindo do Porto do Ostinho, em Zacarias. A homenagem ao padroeiro dos pescadores abriu os três dias de celebrações, que incluem atividades religiosas, culturais e shows gratuitos para moradores e visitantes. A iniciativa é realizada em conjunto pelas secretarias de Promoção de Eventos, Pesca, Assuntos Religiosos, Cidadania e Família, e pela Companhia de Cultura e Turismo de Maricá (MARÉ).
As festividades começaram às 8h30, com um café da manhã comunitário, além da disponibilização de vacinas aos presentes. Na sequência, os pescadores realizaram o cortejo pelas águas, que reuniu embarcações de várias regiões da cidade. À tarde, as apresentações ao vivo de Betinho Bahia e Ismayer Alves animaram as dezenas de pessoas presentes.
“Valorizar os pescadores caiçaras da nossa cidade é valorizar a tradição de mais de 150 anos. Por isso, estamos realizando essa atividade em Zacarias e em outros bairros da cidade”, destacou o secretário de Pesca, Xandi de Bambuí.
Representando a história local, o pescador Almeirindo Marins acompanhou de perto a programação e ressaltou o impacto da celebração. “A pesca é para todos. Participo desse momento de celebração há muitos anos, desde os barcos a remo, e desejo que essa tradição continue em Maricá”, pontuou.
“A festa de São Pedro fica maior a cada ano, especialmente pelo investimento público. Recebemos pessoas de todas as localidades e, somente na primeira procissão, tivemos a participação de dezenas de barcos. É uma festa para todos”, ressaltou o presidente da Associação dos Moradores e Pescadores de Zacarias, Washington da Costa.
O comerciante José Luiz Baptista Filho veio do bairro Bambuí a convite de uma amiga e elogiou a iniciativa.
“Gostei muito desse evento. Maricá é o paraíso, a gente não tem isso aqui em qualquer lugar. É uma coisa única”, declarou.
Programação continua
A Festa de São Pedro continua na noite deste sábado (27/06), na Praça Tiradentes, em Araçatiba, com shows de Kontagiô, às 18h, e Marianna Cunha, às 21h.
No domingo (28/06), as homenagens começam com café da manhã e procissão das águas em dois pontos: às 9h em Araçatiba e às 10h na Capela de São Pedro, em Ponta Negra. O dia será marcado pela confraternização dos pescadores e por apresentações musicais do Trio Espírito Santo (em Ponta Negra) e das bandas Nostálgica, Tá Tudo em Casa e Jô Borges (em Araçatiba).
O encerramento das festividades acontece na segunda-feira (29/06), Dia de São Pedro. Haverá café da manhã e procissão em Ponta Negra e na Praça dos Pescadores, em Guaratiba. A programação religiosa se encerra com uma missa em Araçatiba, às 18h, e o público ainda confere o show de Dida Show em Guaratiba, às 13h.



