Maricá avança mais uma vez na consolidação do ensino superior no município. A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, firmou parceria com a Universidade Estácio de Sá para a implantação de um novo campus na cidade, ampliando as oportunidades de formação acadêmica e de qualificação para a população.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente
A chegada da unidade reforça a estratégia do município de trazer instituições de ensino superior para o território, permitindo que os estudantes se formem sem precisar sair da cidade e fortalecendo Maricá como polo educacional em crescimento.
“Nossa orientação é trazer o ensino superior para o território, fortalecer quem mora aqui e transformar Maricá em um polo de conhecimento. Com a Estácio se somando à Universidade de Vassouras, reafirmamos a educação como motor de transformação social”, afirmou o prefeito Washington Quaquá.
Com a Estácio se juntando à Universidade de Vassouras, o município amplia sua estrutura de ensino superior e investe diretamente na formação de profissionais, na geração de conhecimento e no desenvolvimento local.
Bolsas para Mestrado em Educação
Como um dos destaques da parceria, serão oferecidas cinco bolsas integrais (100%) e 30 bolsas parciais (50%) para o Mestrado em Educação. As vagas serão voltadas a profissionais do magistério da rede municipal, com o objetivo de valorizar e qualificar ainda mais os educadores.
O secretário de Educação, Rodrigo Moura, explicou que as regras e detalhes serão divulgados em breve. “Assim que o edital estiver pronto, vamos publicar e iniciar a seleção”, afirmou, destacando que o processo seletivo será direcionado especialmente aos profissionais do ensino superior da rede.
O edital com todas as informações será publicado nos canais oficiais da Prefeitura de Maricá e da Secretaria de Educação.
Estácio pode voltar a ofertar vagas pelo Passaporte Universitário
A implantação do campus também tem impacto direto no Passaporte Universitário. Em anos anteriores, a Estácio chegou a ofertar cursos por meio do programa municipal, mas foi descredenciada por não cumprir um dos requisitos estabelecidos na época do credenciamento, em 2019: a instalação de um campus em Maricá no prazo de cinco anos.
Com a presença física da instituição agora no município, a universidade volta a ter condições de se credenciar novamente, podendo futuramente oferecer vagas para moradores de Maricá tanto por meio do Passaporte Universitário quanto na modalidade particular.
A expectativa é que a nova estrutura amplie o leque de cursos, gere novas oportunidades de formação e fortaleça o acesso ao ensino superior na própria cidade.
O Maricá Info segue acompanhando a divulgação dos cursos que serão ofertados e os próximos passos sobre a possível inclusão da Estácio nos editais do Passaporte Universitário.

