Em um evento marcado por debates estratégicos e propostas inovadoras, a Secretaria de Estado das Cidades (SECID) marcou presença no 2º Fórum Regional de Mobilidade Urbana da Região dos Lagos, realizado na última quarta-feira (22), em Cabo Frio. Representando a pasta, a Subsecretária Executiva Maria Gabriela Bessa apresentou o painel “Desafios da Mobilidade Urbana na Região dos Lagos”, com foco nas transformações em curso nos municípios da região.
Obras que transformam cidades
Durante sua apresentação, Maria Gabriela Bessa destacou os investimentos da SECID em infraestrutura urbana com foco em mobilidade sustentável. Em Cabo Frio, o projeto de reurbanização já revitalizou as avenidas Teixeira e Souza e Júlia Kubitschek, e agora avança pela Avenida Assunção, totalizando 10,4 km de melhorias viárias.
Em São Pedro da Aldeia, foram entregues 11 km de obras no bairro Colina, com 18 ruas completamente renovadas, beneficiando cerca de 13 mil moradores. Na Estrada da Boa Vista, os serviços de drenagem, pavimentação e calçamento já foram concluídos em 6 km de extensão.
Búzios também recebe atenção especial: a Estrada da Fazendinha passa por obras de pavimentação e sinalização ao longo de 11 km, incluindo a Estrada Álvaro Elídio e a Rua Dracena. Além disso, nove ruas do bairro da Ferradura estão sendo requalificadas com drenagem e pavimentação.
Mobilidade como vetor de desenvolvimento
“Participar deste fórum foi essencial para apresentar as soluções que a SECID vem implementando e trocar experiências que nos ajudam a evoluir na missão de melhorar a vida dos cidadãos fluminenses”, afirmou Bessa. Ela reforçou que mobilidade urbana deve ser pensada de forma ampla, envolvendo segurança, integração regional e desenvolvimento econômico.
“A mobilidade não é apenas sobre deslocamentos urbanos. É uma questão estratégica que precisa ser encarada em nível regional e estadual. É um desafio coletivo que exige diálogo e planejamento”, completou.
Fórum promove integração e soluções sustentáveis
Organizado pela Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos (ADRLagos) em parceria com o Sebrae, o fórum reuniu especialistas, gestores públicos e representantes da sociedade civil para discutir alternativas aos principais gargalos da mobilidade na região, como congestionamentos, transporte público ineficiente e infraestrutura precária para pedestres e ciclistas.
O evento reforçou a importância de políticas públicas que incentivem o transporte coletivo, a ciclomobilidade e a acessibilidade urbana, com foco em um deslocamento mais eficiente, sustentável e inclusivo.
Secretário Douglas Ruas representa Secretaria das Cidades em premiação na capital paulista
