Policiais civis da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis da Capital (DRFA-CAP) realizaram, uma operação que resultou na descoberta de uma oficina mecânica utilizada como ponto de receptação e adulteração de veículos roubados, no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. Dois suspeitos foram presos em flagrante, e diversas peças automotivas de origem criminosa foram apreendidas.
As investigações da DRFA-CAP apontaram que o local funcionava como fachada para integrantes da facção criminosa Comando Vermelho, servindo como base para o desmonte e a revenda de carros roubados e furtados. As peças eram revendidas tanto na própria oficina quanto em outros estabelecimentos da região. Durante a ação, batizada de “Operação Torniquete”, os agentes flagraram os criminosos desmontando um veículo roubado. Ambos foram autuados por receptação, e todo o material apreendido será submetido à perícia.
A Operação Torniquete tem como foco o combate ao roubo, furto e receptação de cargas e veículos — crimes que, segundo a Polícia Civil, financiam atividades de facções, disputas territoriais e o sustento de familiares de criminosos presos ou em liberdade. Desde setembro de 2024, as ações já resultaram em mais de 670 prisões, além da recuperação de cargas e veículos avaliados em mais de R$ 42 milhões. O bloqueio de bens e valores já ultrapassa R$ 70 milhões.

