Aula de defesa pessoal reúne mulheres na Alerj e reforça ações de prevenção à violência

Boletim RJ
Tempo de leitura: 3 min

Aprender a reagir em situações de risco e ampliar a autoconfiança diante da violência foi o objetivo da primeira edição do programa “Alerj Por Elas”, realizada nesta quinta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A iniciativa reuniu 35 servidoras e mulheres fluminenses em uma aula gratuita de defesa pessoal ministrada pela deputada Índia Armelau (PL), professora de Educação Física, e pelo deputado Rodrigo Amorim (PL), faixa-preta de jiu-jítsu.

Durante a atividade, as participantes aprenderam técnicas básicas para lidar com situações de agressão, como puxões de cabelo, empurrões, tentativas de estrangulamento e quedas ao solo. O treinamento priorizou movimentos que permitam interromper a ação do agressor, criar oportunidade de fuga e buscar ajuda.

Segundo a deputada Índia Armelau, a proposta é transformar a iniciativa em uma ação permanente da Assembleia.

“É fundamental que a Alerj, como a Casa do Povo, torne essa experiência recorrente, que entre no calendário oficial da Assembleia Legislativa e se torne um evento mensal, quinzenal ou semanal, trazendo cada vez mais mulheres, gratuitamente, para aprender noções básicas de defesa pessoal”, afirmou.

A parlamentar ressaltou que, diante da diferença física entre homens e mulheres, o treinamento busca desenvolver técnica, agilidade e estratégias de autoproteção, priorizando sempre a prevenção e a possibilidade de evitar o confronto.

O deputado Rodrigo Amorim destacou que o principal objetivo é oferecer ferramentas para que as mulheres consigam preservar a própria integridade física em situações extremas.

“Claro que o maior objetivo é prevenir a violência. O maior instrumento de autodefesa é sair da confusão, evitar a briga. Mas, uma vez que o problema aconteceu, a mulher precisa saber movimentos básicos para preservar sua integridade física e, muitas vezes, lamentavelmente, a própria vida”, declarou.

A iniciativa acontece em um cenário de preocupação com a violência de gênero. Dados recentes apontam que o Brasil registrou recorde de feminicídios em 2025, com média de quatro casos por dia, enquanto o Estado do Rio de Janeiro concentra o terceiro maior número de ocorrências no país.

Leis ampliam proteção às mulheres
Além de promover ações de conscientização e capacitação, a Assembleia Legislativa vem aprovando medidas voltadas ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Entre elas está a Lei nº 11.231/2026, que instituiu o Pacto Estadual Contra o Feminicídio. A norma, assinada por 38 parlamentares, estabelece um mecanismo permanente de atuação integrada entre os poderes públicos, órgãos de Justiça, forças de segurança e sociedade civil para prevenir e combater o feminicídio.

Também está em vigor a Lei nº 11.025/2025, de autoria dos deputados Sarah Poncio (SDD) e Rodrigo Amorim, que garante às mulheres fluminenses o acesso ao spray de extratos vegetais para legítima defesa.

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *