Os preparativos para o novo concurso público da Companhia de Saneamento do Município de Maricá (Sanemar) voltaram a avançar neste início de 2026. A expectativa é de que o edital seja publicado a partir de fevereiro, com oferta de mais de 50 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
De acordo com informações obtidas pelo Qconcursos Folha Dirigida, a Coordenação de Seleção Acadêmica da Universidade Federal Fluminense (Coseac/UFF), responsável pela organização do certame, está realizando os ajustes finais no edital. A banca foi definida ainda em 2022 e teve o contrato renovado no ano passado, permanecendo responsável pela elaboração do edital, recebimento das inscrições e aplicação das provas.
Entre os cargos previstos estão funções nas áreas administrativa, técnica, ambiental, social, jurídica e de engenharia. A lista preliminar inclui auxiliar de topógrafo, técnicos em diversas especialidades, analistas, administrador, contador, assistente social, advogado, arquiteto e engenheiros de diferentes áreas, como ambiental, civil, sanitarista, químico e eletricista. Também estão previstos cargos de analistas ambientais, como geólogo, biólogo e gestor ambiental. Os salários ainda não foram divulgados e a relação de cargos pode sofrer alterações até a publicação oficial do edital.
Procurada pela reportagem em janeiro de 2026, a Prefeitura de Maricá informou que ainda não há confirmação oficial sobre o prazo de abertura do concurso.
Este será o primeiro concurso público realizado exclusivamente para a Sanemar. Em 2018, a companhia contou com vagas dentro de um concurso geral do município. Na ocasião, as provas foram organizadas pela própria Coseac/UFF e contaram com 50 questões objetivas, abordando Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.
A Sanemar foi oficialmente constituída em 2019, como iniciativa da Prefeitura de Maricá para ampliar os investimentos em saneamento básico, aumentar a cobertura de esgotamento sanitário e contribuir para o abastecimento de água no município, com foco na saúde pública e na preservação ambiental.
Além do concurso para a Sanemar, o município também se prepara para a realização de um novo concurso para a Guarda Municipal. O prefeito Washington Quaquá afirmou, em novembro do ano passado, que a seleção será realizada em 2026, como parte de um pacote de investimentos na área de segurança pública, que inclui a criação da chamada Cidade da Segurança.
Segundo o prefeito, a intenção é dobrar o efetivo da Guarda Municipal por meio do novo concurso. Apesar do anúncio, o certame ainda deverá cumprir etapas administrativas, como a contratação da banca organizadora. O último concurso da Guarda de Maricá ocorreu em 2019, com oferta de 200 vagas e remuneração inicial de R$ 2.449,13.
Fonte: Qconcursos Folha Dirigida

