A ex-deputada estadual Alana Passos (PL) deverá assumir, na próxima semana, a vaga deixada por Carlos Bolsonaro na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A posse ocorre após a formalização da renúncia do vereador, prevista para esta sexta-feira (12), encerrando quase 25 anos de mandato. A sessão desta quinta marcará sua última participação no plenário, e o último dia de trabalho está programado para segunda-feira (15).
A saída de Carlos já vinha sendo articulada desde outubro, quando ele iniciou movimentos para disputar o Senado por Santa Catarina em 2026. Após deixar o cargo, o vereador deve se mudar para São José (SC), que servirá de base para sua pré-campanha.
Militar e figura de destaque da direita fluminense, Alana Passos foi eleita para a Alerj em 2018 pelo PSL, com mais de 106 mil votos, e se notabilizou pela defesa de pautas conservadoras. Suplente desde 2023, ela retorna ao cenário legislativo ao ocupar a cadeira de Carlos Bolsonaro, reforçando a presença feminina no campo bolsonarista no Rio.

