A Prefeitura de Niterói realizou, nesta terça-feira (04), mais uma entrega na área da saúde com a inauguração do novo Centro de Procedimentos Endoscópicos do Hospital Municipal Oceânico Doutor Gilson Cantarino, na Região Oceânica. Com a abertura, haverá um aumento na oferta dos procedimentos de colonoscopia, endoscopia e histeroscopia fundamentais para a detecção precoce e o tratamento de diversas doenças.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou as instalações e destacou o cuidado humanizado prestado por mais de 400 profissionais que atuam na unidade, referência no atendimento à população da Região Oceânica e de toda a cidade. Ele reforçou que o Hospital Oceânico foi construído em 2020 e se tornou símbolo no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Atualmente, a unidade é um dos pilares da assistência hospitalar na cidade.
“Milhares de vidas foram salvas aqui no Hospital Oceânico, especialmente durante a pandemia, atendendo os pacientes graves de Covid-19. Agora, com a transformação em hospital geral, realizamos quase 2.500 cirurgias e exames por mês”, destacou o prefeito Rodrigo Neves. “Nosso compromisso é priorizar sempre a saúde, garantindo atendimento digno e gratuito a quem mais precisa. As novas salas de exames de maior complexidade reforçam o compromisso com a qualidade no atendimento à população”, acrescentou o prefeito.
O Centro de Exames Diagnósticos é um espaço exclusivo para os procedimentos de colonoscopia, endoscopia e histeroscopia. O local possui, além da sala específica para os procedimentos, uma farmácia, posto de enfermagem e um sanitário. No ambulatório, são três consultórios e uma sala de procedimentos para pequenas cirurgias.
O prefeito reforçou que, embora a gestão de hospitais e serviços de alta complexidade seja atribuição dos governos estadual e federal, a cidade de Niterói investe com recursos próprios para garantir que nenhum cidadão fique sem atendimento.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, acompanhou a visita e ressaltou a importância da expansão da estrutura. Ela reforçou que a orientação para os usuários do SUS em Niterói é procurar o médico de família, que faz o encaminhamento para os serviços especializados, como os oferecidos no Hospital Oceânico.
“A implantação deste novo espaço especializado representa um passo essencial para ampliarmos o acesso da população a procedimentos fundamentais. Com ele, teremos condições de realizar cerca de 300 endoscopias e 200 colonoscopias por mês, fortalecendo a capacidade diagnóstica da nossa rede. Além disso, a ampliação do serviço de histeroscopia será fundamental para o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e do câncer intrauterino, contribuindo para a prevenção e para a saúde integral das mulheres. Trata-se de um avanço expressivo, que reflete nosso compromisso com a qualidade da assistência”, afirmou a secretária.
Desde sua inauguração, o Hospital Oceânico, inicialmente exclusivo para o tratamento de pacientes com Covid-19, ampliou os serviços para a população. Atualmente o hospital oferta exames de tomografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e exames radiológicos. Desde sua abertura, a unidade realizou 73.081 atendimentos ambulatoriais.
Neuza Nascimento tem 73 anos e está internada na unidade para um implante de marcapasso. Ela elogiou o acolhimento que tem recebido da equipe médica.
“Esse hospital aqui é ótimo, tenho recebido um excelente atendimento nesses dias que estou internada aqui”, afirmou Neuza Nascimento.
O Centro Cirúrgico possui três salas independentes onde intervenções podem ser realizadas até de forma simultânea, caso seja necessário. Um andar da unidade foi destinado a receber pacientes assim que saem do centro cirúrgico. As cirurgias realizadas no local são: cirurgia geral, cirurgia vascular, cirurgia urológica, cirurgia proctológica, cirurgia ginecológica, cirurgia oncológica, procedimentos cirúrgicos dermatológicos, plásticas reparadoras não estéticas e cirurgia torácica. Desde sua abertura, em março de 2022, até o momento, foram realizadas um total de 13.304 cirurgias. Apenas em 2025, já foram realizadas 3507 cirurgias.
Investimentos na saúde — Somente em 2025, a Prefeitura lançou o Programa Fila Zero, que prevê parcerias com entidades privadas ou sem fins lucrativos para eliminar a espera por exames no SUS. Além disso, foi inaugurado o Laboratório Municipal Miguelote Viana, ampliado para realizar até 200 mil exames mensais, com exames de média e alta complexidade e apoio à descentralização de serviços públicos de saúde.
Também foram contratados 267 novos profissionais de saúde, fortalecendo a rede municipal com mais equipes. A gestão inaugurou o módulo do programa Médico de Família do Serrão e Juca Branco. A nova unidade beneficia cerca de 5 mil moradores das comunidades, reforçando a rede de atenção primária à saúde do município.
Em agosto deste ano, a secretaria também entregou o novo Núcleo de Acolhimento à Mulher (NUAM), no Hospital Municipal Carlos Tortelly, voltado ao acolhimento de mulheres em situação de violência, que funciona 24 horas. Também foi reaberto o módulo do Morro do Céu, que atende mais de 973 famílias, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde.
A Prefeitura de Niterói também inaugurou as melhorias realizadas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Monteiro Lobato, parte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O CAPSi é uma unidade voltada para o público infantojuvenil, com atendimento para jovens de até 18 anos. O centro conta com 781 indivíduos ativos, 2.000 inscritos e realiza cerca de 80 atendimentos diariamente.
Também foi entregue a nova Policlínica Regional de Piratininga, adequada para oferecer serviços de saúde com mais qualidade, conforto e acessibilidade.
Foto: Evelen Gouvêa
