Homem visto 'celebrando' diante Charlie Kirk baleado se defende: 'Só quis provocar distração'

Tempo de leitura: 4 min




O misterioso homem barbudo que parecia estar comemorando na multidão pouco após o ativista da extrema-direita Charlie Kirk ser baleado, na última quarta-feira (10/9), em universidade de Utah (EUA), defendeu-se da “má fama” que recebeu na web, afirmando que gritando “EUA!” para criar uma “distração” que poderia ajudar a “salvar vidas”.
O homem, que se identifica como David na rede X, postou um vídeo se explicando sobre o viral na Universidade Utah Valley.
“Quando ouvi um estalo agudo, pensei que fossem fogos de artifício ou uma brincadeira de mau gosto”, disse David. “Olhei para o horizonte em busca de fumaça. Quando não apareceu nenhuma, percebi que devia ser uma arma de fogo”, acrescentou ele.
Initial plugin text
Com base na reação de um amigo, ele disse que “acreditava que Charlie havia se ferido gravemente” e “instintivamente verificou os movimentos da equipe de segurança” antes de se levantar.
“Levantei-me e gritei ‘EUA!’, não como uma provocação, mas para projetar força, encorajar os outros e criar uma distração que pudesse ajudar a acalmar o pânico ou até mesmo salvar vidas”, explicou-se.
David foi visto ‘celebrando’ a morte de Charlie Kirk
Reprodução/X
Para completar a sua defesa, David comentou ter pouco conhecimento do conteúdo da mensagem de Kirk e que “jamais desejaria celebrar o mal a ninguém”.
Pouco tempo depois, Davide postou outro vídeo, se autodenominando-se “a pessoa mais feliz que você já conheceu em toda a sua vida” e alegando estar cansado de “meus soldados, incluindo Charlie, morrerem para que vocês possam zombar uns dos outros”.
Reação de internautas
No comentários ao vídeo inicial, muitos usuários do X manifestaram não acreditar na explicação de David:
“Seu amigo grita Charlie levou um tiro’ e essa é sua reação imediata. Não foi uma ‘tática de distração’, foi pura maldade. Você está voltando atrás porque sua reação doentia está à mostra. Ninguém acredita nessa narrativa que você criou.”
“Completamente desprovido de emoção. Lendo um roteiro. Você não está arrependido, está com medo. Sinceramente, não te culpo, porque comemorar logo depois que alguém morre na sua frente é demoníaco, e estar longe de Deus é o lugar mais assustador para se estar. Que você nunca mais conheça um dia de paz em público.”
“Se isso foi o melhor que você conseguiu fazer, você deveria ter esperado mais e pensado em algo melhor.”
“Esta é de longe uma das piores e mais absurdas tentativas de se salvar que alguém já fez. Se você não consegue entender como essa “explicação” é tão absurda que não é nada disso e só serviria para agravar a reação negativa que você tem recebido, você deveria ter ficado quieto.
Outros, porém, disseram estar convencidos após a explicação, como este internauta:
“Vou acreditar em você porque o áudio do vídeo mostra você dizendo ‘EUA!’. Sei que você foi e será criticado por causa da ótica da situação e das versões sem áudio que dizem que você torceu por isso. Talvez você estivesse refletindo o que as pessoas fizeram depois…”



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/blogs/page-not-found/post/2025/09/homem-visto-celebrando-diante-charlie-kirk-baleado-se-defende-so-quis-provocar-distracao.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *