O goleiro Dyogo Alves será o reserva imediato de Rossi na semifinal da Copa Intercontinental. Hoje, às 14h (de Brasília), o Flamengo encara o Pyramids (Egito), pela vaga na final do torneio disputado no Catar. O jovem “herdou” a vaga deixada por Matheus Cunha, que voltou ao Brasil para acompanhar o nascimento do primeiro filho.
Durante a temporada, Rossi foi titular absoluto na meta rubro-negra, enquanto Matheus Cunha fez apenas cinco jogos — três no Campeonato Carioca e dois na Copa do Brasil. Inclusive, irá para o Cruzeiro ao fim de seu contrato — se encerra em dezembro — e não atuará mais pelo Flamengo. Já Dyogo Alves sempre ocupou o posto de terceiro goleiro do elenco.
Curiosamente, ele também tem cinco jogos em 2025, quatro pelo Estadual e um no Brasileirão — o empate por 3 a 3 com o Mirassol, quando o elenco principal já era campeão nacional e estava no Catar, e uma equipe formada por jovens foi enviada ao interior paulista. Depois do jogo, porém, o goleiro de 21 anos foi um dos nomes que viajou para o Oriente Médio.
O camisa 49 manteve o posto de terceiro goleiro na vitória por 2 a 1 sobre o Cruz Azul na última quarta-feira (10), mas Matheus Cunha precisou ser liberado e voltar para o Brasil. Na quinta (11), nasceu Pedro Lucca, seu primeiro filho com a esposa Gabrieli Cruz.
“O goleiro Matheus Cunha retornará ao Brasil na madrugada desta quinta-feira para acompanhar o nascimento de seu primeiro filho. O voo de volta está previsto para 1h30 (horário local de Doha). Como não é possível inscrever novos atletas, nenhum jogador será chamado para substituí-lo”, anunciou o Flamengo em nota.
Como o regulamento da Fifa não permite que o Flamengo altere a lista de 26 inscritos no Intercontinental, os goleiros a partir de agora serão Rossi e Dyogo Alves.
Campeão mundial com Filipe Luís
O jovem é um dos sobreviventes do incêndio que matou dez jogadores da base no Ninho do Urubu, no início de 2019. Ele teve parte das mãos queimadas no episódio, mas sobreviveu e seguiu carreira. Desde 2023, vinha fazendo trabalhos com a equipe profissional, mas a estreia aconteceu neste ano.
Multicampeão em 2025, Dyogo Alves também foi bastante vencedor na base do Flamengo. Em 2021, faturou o Brasileirão e a Copa do Brasil sub-17. Já em 2023, pegou um pênalti na final do Brasileirão sub-20, conquistada em cima do Palmeiras. No ano passado, foi titular do time campeão do Intercontinental sub-20. Treinados por Filipe Luís, os jovens bateram o Olympiacos (Grécia) por 2 a 1 no Maracanã.
Dyogo Alves com medalha do Dérbi das Américas, que o Flamengo venceu contra o Cruz Azul
Adriano Fontes/Flamengo
Dyogo também tem passagens pela base da seleção brasileira e seu contrato com o Flamengo vai até o fim do ano que vem. Apesar disso, o horizonte de chances no clube que o formou ainda é baixo. Prestes a perder Matheus Cunha, a diretoria vai ao mercado contratar um substituto para Rossi. Gabriel Brazão, do Santos, é um dos favoritos. Pedro Morisco, do Coritiba, é outro nome no radar.
Relembre tragédia no Ninho
O ano que serviu como ponto de partida para a retomada do protagonismo no futebol se iniciou com uma das maiores tragédias da História do Flamengo. Na madrugada do dia 8 de fevereiro de 2019, um incêndio atingiu o alojamento dos atletas da base no Centro de Treinamento do Ninho do Urubu, e causou a morte de dez jogadores, com idades entre 14 e 16 anos.
A estrutura se tratava de um contêiner, com caráter provisório. Um ar-condicionado no local teria começado o fogo, que vitimou vários jovens enquanto dormiam.
Eram eles: Athila Paixão (14 anos); Arthur Vinícius (14); Bernardo Pisetta (14); Christian Esmério (15); Gedson Santos (14); Jorge Eduardo Santos (15); Pablo Henrique (14), Rykelmo de Souza (16); Samuel Thomas Rosa (15); e Vitor Isaías (15).
Até hoje, os “Garotos do Ninho” são homenageados pela torcida na arquibancada do Maracanã, mas ninguém foi punido pelo episódio. Em outubro deste ano, o juiz Tiago Fernandes de Barros, da 36ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, absolveu os sete réus restantes no processo.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) recorreu da decisão e voltou a pedir a condenação dos acusados, em mais um episódio que aumenta a dor das famílias que perderam os seus filhos. Apenas no último mês de fevereiro, o Flamengo chegou a um acordo para indenizar a última família, do goleiro Christian Esmério.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/esporte/futebol-2025/noticia/2025/12/sobrevivente-da-tragedia-do-ninho-dyogo-alves-vira-reserva-imediato-do-flamengo-no-intercontinental.ghtml
Sobrevivente da tragédia do Ninho, Dyogo Alves vira reserva imediato do Flamengo no Intercontinental

Nenhum comentário
