Com informações de CNN Brasil. Em entrevista concedida à CNN nesta segunda-feira (29), o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), deputado estadual Rodrigo Bacellar (União), comentou a possibilidade de disputar o governo do estado em 2026.
Ao ser questionado o pleito eleitoral do próximo ano, o parlamentar, que viajou nos últimos dias para o interior, explicou que o tema ainda é prematuro, mas afirmou que há um “apelo” de prefeitos do Rio de Janeiro para que seu nome seja colocado à prova.
“Conversei e atendi muitos prefeitos aí se clamou de que realmente a gente possa estar colocando o nome à prova, mas ainda é um trabalho embrionário”, disse Bacellar à CNN. “E tenha certeza que vai ser uma escolha que se prosperar o meu nome vai ser uma escolha de grupo, jamais uma vontade pessoal, eu sou presidente da Assembleia”, continuou ele.
“Se for uma composição de grupo e o meu nome for escolhido, a gente está aí à prova para colocar o trabalho na rua e em frente”, finalizou o deputado.
Cenário eleitoral
As eleições gerais de 2026 elegerão, além do presidente da República, deputados federais, distritais e senadores, os governadores de todos os estados e do Distrito Federal.
O atual governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), atua em seu segundo mandato consecutivo. Segundo a legislação eleitoral, ele não pode concorrer à reeleição no próximo ano.
Debate sobre a “gratificação faroeste”
Em relação a Castro, Bacellar comentou sobre a possibilidade de veto na volta da “gratificação faroeste”, que bonifica policiais civis que “neutralizem” criminosos em operações.
“Olha, eu realmente tenho assistido lá alguns posicionamentos que o governador ia vetar, um direito que assiste ele como governador do Estado, mas a última palavra é da Assembleia, que aprecia o veto”, comentou o deputado.
“Eu tenho certeza que da forma que foi votada e pela esmagadora maioria, uma vez vetada esse veto será ultrapassado pela Assembleia Legislativa, porque realmente é um anseio da população.
A proposta, que já havia sido instituída em 1995 e derrubada em 1998, foi aprovada há cerca de uma semana pela Alerj. Ela entrou como emenda ao projeto de lei do governador Cláudio Castro (PL-RJ) que reestrutura o quadro de servidores da Polícia Civil.
Com informações da fonte
https://www.a3noticias.com.br/rodrigo-bacellar-governo-rj-2026/