Primeiro mês do novo batalhão em SG registra apreensões de armas, prisões e recuperação de veículos

Tempo de leitura: 4 min

Criado por decreto do governador Cláudio Castro em julho deste ano e inaugurado oficialmente na manhã do dia 9 de dezembro, o 1º Batalhão de Polícia Militar de São Gonçalo (1º BPM – Venda da Cruz) completou seu primeiro mês de funcionamento com um balanço expressivo das ações operacionais na região. A unidade passou a ocupar o imóvel do antigo 3º Batalhão de Infantaria do Exército, na Rua Doutor Porciúncula, nº 395, no bairro Venda da Cruz.

De acordo com o balanço divulgado pela corporação, nos primeiros 30 dias de comando o novo batalhão apreendeu 11 fuzis e 11 pistolas, retirando armamento de alto poder de fogo das ruas. No mesmo período, 61 pessoas foram presas, 52 veículos foram apreendidos ou recuperados e cerca de 15 quilos de drogas foram retirados de circulação, reforçando o impacto imediato da nova unidade no combate à criminalidade.

O 1º BPM é responsável pelo policiamento ostensivo das áreas atendidas pela 72ª DP (Centro) e 73ª DP (Neves). Com a nova divisão territorial, o 7º BPM (Alcântara) passou a concentrar suas ações nas circunscrições da 74ª DP (Alcântara) e da 75ª DP (Rio do Ouro), corrigindo uma distorção histórica na segurança pública do município.

Durante a inauguração, o governador Cláudio Castro destacou a importância estratégica da criação do batalhão. “A inauguração desse batalhão da PM é um marco para São Gonçalo. Estamos concretizando um antigo anseio do segundo município mais populoso do estado. Esse novo batalhão é resultado de um grande esforço para disponibilizar instalações adequadas, remanejar efetivo e dotar a unidade com viaturas e recursos materiais”, afirmou.

O efetivo do 1º BPM foi formado por duas companhias do antigo 7º BPM, agora oficialmente denominado 7º BPM (Alcântara), além de policiais de outras unidades, reforçados pela incorporação dos primeiros 500 recrutas recém-formados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). A estrutura operacional conta com mais de 50 viaturas, motocicletas e um veículo blindado para transporte de tropa.

Para o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, a nova unidade representa um ganho direto para a população. “Ao planejarmos nossas ações de policiamento com foco em uma área menor, os resultados tendem a ser melhores. A criação do novo batalhão proporcionará benefícios concretos para a sociedade de São Gonçalo, que há anos reivindicava essa unidade”, ressaltou.

Com área de 251 quilômetros quadrados e população superior a 1 milhão de habitantes, São Gonçalo é o segundo município mais populoso do estado, atrás apenas da capital. Cortada pelas rodovias RJ-104 e BR-101, a cidade tem papel estratégico na segurança pública fluminense, por concentrar intenso fluxo rodoviário entre as regiões Norte e Sul do país e integrar corredores turísticos em direção à Região dos Lagos e à Região Serrana.

Antes da instalação do 1º BPM no imóvel do antigo 3º BI do Exército, o local era ocupado pela 2ª Companhia do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidão), que foi transferida provisoriamente para uma instalação do 12º BPM, em Niterói. Com o novo batalhão em funcionamento e os resultados já apresentados no primeiro mês, a expectativa do governo do estado e da corporação é de avanço contínuo nos indicadores de segurança em São Gonçalo.

Compartilhe este artigo
Rodrigo Da Matta é formado em Jornalismo, Radialismo e Marketing, com especialização em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP. Atualmente, é graduando em Publicidade e Propaganda, Ciências Políticas e Gestão Pública.
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *