A Prefeitura do Rio lançou, nesta quinta-feira (2), um novo sistema de transporte público aquaviário na Zona Sudoeste, abrangendo Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá. O projeto tem o objetivo de oferecer alternativas de deslocamento e reduzir o tráfego em vias importantes da região, como a Avenida das Américas e a Avenida Ayrton Senna. As informações são do G1.
O consórcio vencedor da licitação, Lagunar Marítima, prevê oito linhas com capacidade média de 85 mil passageiros por dia e adotará o sistema de bilhetagem Jaé, utilizado pela prefeitura. A primeira linha deve entrar em operação em cerca de um ano, enquanto o projeto completo deve estar funcionando em três a quatro anos, com custo estimado de R$ 101 milhões apenas na primeira fase.
Sistema terá o mesmo valor das tarifas de transporte municipais
Em suas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes (PSD) trouxe mais detalhes sobre o projeto, que ainda passa pela fase de licenciamento. Segundo ele, nesta primeira etapa serão construídos cinco terminais e seis estações, e a tarifa do sistema será igual à dos transportes municipais, de R$ 4,70.
“As lagoas da Barra da Tijuca agora vão virar vias expressas. Hoje anunciamos a concessão que vai implementar um novo sistema de transporte aquaviário, atendendo Barra, Recreio e Jacarepaguá. […] O novo sistema aquaviário significa mais mobilidade e qualidade de vida para todos que se deslocam pela região”, destacou o prefeito.
Região concentra 16% da população do município
O contrato para a implantação do transporte aquaviário na região foi assinado em 17 de setembro. Estima-se que 16% da população do município do Rio resida na área de influência da Barra da Tijuca, Recreio, Jacarepaguá e arredores, segundo dados do censo de 2020.
“A exploração sustentável desta modalidade de transporte em uma cidade que vem expandindo sua malha viária e metroviária, quer seja de asfalto (BRTs, BRS), quer seja de trilho (neste caso o metrô até a Barra), reordena o transporte alternativo, refletindo em melhoria na solução em transporte público existente disponível para a população exponencialmente crescente na região”, explicou a prefeitura, em setembro.
Antes, duas licitações já haviam sido tentadas pela prefeitura para a implantação do transporte aquaviário nas lagoas da Barra, em Jacarepaguá e no Recreio dos Bandeirantes. Em ambas as ocasiões, o processo terminou sem interessados, ou seja, a licitação foi considerada deserta.