Prefeitura De Volta Redonda Incentiva Pagamentos Via PIX

Tempo de leitura: 3 min


Escolha do QR Code para pagamento de tributos e taxas garante segurança e rapidez ao contribuinte e economia para o município

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), lançou uma campanha para incentivar a adesão ao pagamento de tributos e taxas municipais via PIX. A modalidade de pagamento instantâneo oferece mais praticidade ao contribuinte e contribui para a redução de custos operacionais, gerando economia para os cofres públicos.

Com o PIX, o contribuinte pode quitar seus débitos de forma rápida, segura e sem filas, 24 horas por dia, sete dias por semana, sem a necessidade de deslocamento até uma agência bancária. Ao optar pelo pagamento via QR Code (Código de Resposta Rápida), além da comodidade, o cidadão contribui diretamente para a diminuição das tarifas bancárias pagas pelo município.

O QR Code PIX está disponível em todos os documentos de cobrança emitidos pela prefeitura, tanto na versão impressa quanto digital. A modalidade pode ser utilizada para o pagamento de diversos tributos, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), ISS (Imposto Sobre Serviços), dívida ativa, entre outros, além de taxas relacionadas a alvarás, permissões de uso e eventos.

A Prefeitura de Volta Redonda passou a aceitar o pagamento via PIX em julho de 2024 e, desde então, vem trabalhando para ampliar a adesão à modalidade. O sistema permite que os pagamentos sejam realizados a partir de qualquer instituição financeira, diretamente pelo celular, em qualquer dia e horário, com confirmação imediata da transação.

Segundo a gerente da Divisão de Cadastro Imobiliário e Arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda, Aline Fernandes Paiva, a escolha pelo PIX traz benefícios não apenas para o contribuinte, mas também para o município.

“Quando o contribuinte opta pelo pagamento via PIX, ele garante mais praticidade e agilidade, além de ajudar o município a economizar. Para cada pagamento realizado por PIX, o custo para a prefeitura é de apenas R$ 0,01, enquanto no pagamento por código de barras esse valor chega a R$ 1,44. Pode parecer pouco em um único documento, mas, multiplicado por milhares de pagamentos ao longo do ano, o impacto financeiro é significativo e permite que mais recursos sejam direcionados para investimentos na cidade”, explicou.

O prefeito Antonio Francisco Neto reforçou que a adesão da população ao pagamento via PIX representa um ganho coletivo para Volta Redonda. “Com a adesão em massa da população ao pagamento por PIX, o dinheiro economizado pela prefeitura poderá ser revertido em mais investimentos em áreas essenciais como Infraestrutura, Saúde e Educação, trazendo melhorias diretas para a qualidade de vida da população”, destacou.

Foto: Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Pin It



Com informações da fonte
https://voltaredonda.rio.br/prefeitura-de-volta-redonda-incentiva-pagamentos-via-pix/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *