Polícia prende quadrilha especializada em roubo de residências no Rio e apreende granada e uniformes falsificados

Tempo de leitura: 3 min
Integrantes de quadrilha especializada em roubo de residências na Zona Sul do Rio são presos pela Polícia Civil — Foto: Reprodução


A Polícia Militar e a Civil prenderam, nesta terça-feira (11), uma quadrilha especializada em roubos de residências no bairro Jardim Guanabara, na Ilha do Governador. Três homens foram presos com um simulacro de arma de fogo e uma granada, além de uniforme falsificado da Polícia Civil. A ação foi realizada com o uso de drones, que repassavam informações em tempo real aos policiais.

  • Sete presos: Chefes do Comando Vermelho são transferidos para penitenciária federal em Catanduvas
  • Após furtar turistas, jovem pula no canal do Jardim de Alah e liga para a mãe

Os suspeitos foram detidos no momento em que se preparavam para praticar mais um roubo na região. Os criminosos não reagiram à abordagem, e os agentes informaram que eles usavam um veículo com placas adulteradas.

De acordo com a polícia, o grupo é vinculado ao Terceiro Comando Puro (TCP), com base de atuação na Cidade Alta.

A operação foi conduzida por equipes da Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE), da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e da 4ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do 19º BPM.

Uma das vítimas do grupo foi o delegado de Polícia Pablo Ernesto Pereira Rodriguez, que, em 29 de março de 2012, foi rendido ao chegar em sua residência, no bairro do Recreio dos Bandeirantes. Na ocasião, os criminosos pararam o veículo atrás do carro da vítima. Eles ameaçaram o policial com pistolas e subtraíram o automóvel, documentos e objetos pessoais.

Segundo a polícia, a quadrilha presa é especializada em roubos a residências, cargas e veículos, com diversos registros criminais nessas modalidades, tanto na capital quanto na Baixada Fluminense.

  • COP30: Programa contra a insegurança alimentar idealizado por carioca é tema de evento com ministros nesta quarta-feira

Quem são os presos na operação

A operação resultou na prisão de três homens. Sancler Braga do Nascimento, um dos integrantes da quadrilha, tinha 22 passagens pela polícia por diversos roubos — um deles contra um delegado de polícia —, além de falsidade ideológica, estelionato e uso de documento falso. No momento da prisão, ele estava com um telefone roubado e uma identidade falsa.

André Moreira de Souza, também preso na operação, tinha 18 passagens pela polícia por roubo de carga, roubo de residência, estelionato e porte de arma de fogo, entre outros crimes.

O terceiro é Leonardo de Oliveira Simões, com 17 passagens pela polícia, incluindo roubo, receptação, formação de quadrilha, extorsão e tráfico de drogas. Ele possuía mandado de prisão em aberto.

*Estagiária sob supervisão de Leila Youssef.



Com informações da fonte
https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2025/11/12/policia-prende-quadrilha-especializada-em-roubo-de-residencias-na-zona-sul-do-rio.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *