Polícia portuguesa confirma nacionalidades das 16 vítimas do acidente com o Elevador da Glória

Tempo de leitura: 4 min
Elevador da Glória despenca em Lisboa e deixa feridos — Foto: Reprodução


A Polícia Judiciária de Portugal confirmou nesta sexta-feira (5) as nacionalidades das 16 pessoas mortas no grave acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa. O veículo, um dos ícones turísticos da capital portuguesa, descarrilou na última quarta-feira, provocando uma tragédia que comoveu o país e ganhou repercussão internacional. Entre as vítimas estão cidadãos de oito nacionalidades, incluindo cinco portugueses.

  • Mãe internada, criança ferida e pai dado como morto, vivo: família alemã está entre vítimas de acidente em Portugal
  • Responsável por operação dos bondes: Inspeção horas antes de acidente com Elevador da Glória não encontrou ‘anormalidades’

A identificação das vítimas foi realizada com apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que concluiu os exames científicos nas últimas 48 horas. Segundo a PJ, os corpos pertencem a cinco cidadãos portugueses, dois sul-coreanos, três britânicos, dois canadenses, um suíço, um ucraniano, um americano e um francês. O processo de notificação às famílias está em andamento, com o apoio das autoridades consulares de cada país.

O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aéreos e Ferroviários (GPIAAF) informou que deve divulgar ainda hoje uma nota técnica com os primeiros dados colhidos pela equipe de investigação. O objetivo é esclarecer as causas do descarrilamento do elevador, que transportava dezenas de pessoas no momento do acidente. Testemunhas relataram que o veículo começou a ganhar velocidade de forma anormal logo após deixar a estação inferior.

Vídeos mostram acidente do elevador de Lisboa que deixa ao menos um morto e dois feridos

Nove pessoas continuam internadas em hospitais de Lisboa, seis delas em estado grave. Entre os 13 feridos leves que já tiveram alta, dois são brasileiros. Um deles, residente em Portugal, chegou sozinho ao pronto-socorro e recebeu alta poucas horas depois. O total de feridos chegou a 23, mas as equipes médicas afirmam que o número de mortos poderia ter sido ainda maior, dado o impacto do acidente.

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) confirmou na tarde desta quinta-feira que três brasileiros ficaram feridos no descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, Portugal. Segundo o Itamaraty, o consulado do país na capital portuguesa ainda não foi procurado por nenhum dos envolvidos na tragédia. Todas as informações foram obtidas pela embaixada junto às autoridades locais.

Segundo o ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Noël Barrot, uma cidadã franco-canadense morreu no acidente. A vítima até então não havia sido oficialmente identificada como francesa. “Recebemos a confirmação do falecimento de uma de nossas compatriotas no trágico acidente”, publicou o ministro na rede X nesta sexta-feira. Isso levanta a possibilidade de a vítima franco-canadense estar entre os dois nomes inicialmente atribuídos apenas ao Canadá.

Acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, Portugal — Foto: Arte O GLOBO
Acidente com o Elevador da Glória, em Lisboa, Portugal — Foto: Arte O GLOBO

A tragédia gerou grande comoção em Lisboa e levou o governo português a decretar luto nacional de três dias. Monumentos históricos da cidade estão com bandeiras a meio-mastro, e homenagens às vítimas vêm sendo feitas tanto por residentes quanto por turistas. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o local do acidente e prometeu “total transparência” nas investigações. O serviço do Elevador da Glória permanece suspenso por tempo indeterminado, enquanto a Câmara Municipal estuda alternativas de mobilidade para a região afetada.



Conteúdo Original

2025-09-05 08:47:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *