Paes lança Plano de Mobilidade Urbana da Barra com investimento de R$ 200 milhões em seis grandes obras na região

Tempo de leitura: 6 min


O prefeito Eduardo Paes (PSD) lançou, no início da noite desta quarta-feira (27), o novo Plano de Mobilidade Urbana da Barra, na Zona Sudoeste. O projeto reúne um conjunto de intervenções viárias estratégicas na Barra, mas também na Barra Olímpica e Recreio dos Bandeirantes. Com investimento estimado em R$ 200 milhões, estão previstas seis obras prioritárias voltadas à melhoria da fluidez do trânsito e da circulação em corredores importantes da região.

“Eu estou assumindo que vai acontecer o plano de mobilidade! É um agradecimento e um compromisso com os moradores da Região Sudoeste. Realizamos ao longo dos últimos anos importantes transformações na cidade do Rio de Janeiro, especialmente na Barra”, disse Paes.

O plano atende a uma demanda do Legislativo Municipal que, na aprovação de diversos projetos com impacto potencial no adensamento na Barra, exigiram investimentos e a destinação de recursos para o Fundo de Mobilidade Urbana.

“Sempre que a cidade cresce e recebe grandes investimentos, como na Barra da Tijuca, o trânsito e o transporte precisam acompanhar. É isso que temos buscado ao aprovar projetos com contrapartidas para melhorar a circulação e a qualidade de vida da população. Também avançamos no fortalecimento do transporte público, com alternativas como a conversão dos corredores do BRT para VLT e a regulamentação do transporte aquaviário, projeto que também já foi anunciado pela Prefeitura no fim do ano passado”, destaca o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD). 

Criação de rotatória no encontro das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa

A primeira intervenção será num dos pontos mais congestionados da Barra, especialmente no período da manhã, quando o fluxo no sentido Recreio–Barra é mais intenso. No local, será implantada uma rotatória que vai reorganizar os fluxos de tráfego e agilizar o deslocamento, principalmente de quem vem da Praia da Reserva em direção à Barra da Tijuca. A obra já foi licitada, com previsão de início no primeiro semestre.

Criação de uma ligação entre o Canal de Marapendi e a Avenida Alda Garrido

Outra intervenção prevê a implantação de uma nova via na margem do Canal de Marapendi, oposta à Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso, criando uma ligação com a Avenida Armando Lombardi. Será uma alternativa à Avenida Lúcio Costa, além de reduzir a dependência do retorno da Avenida das Américas, nas proximidades do Città América. A intervenção dialoga diretamente com a reconfiguração viária prevista no encontro das avenidas Ayrton Senna e Lúcio Costa, ampliando as opções de circulação na região.

Reorganização das agulhas na Avenida Ayrton Senna

Ao longo da Avenida Ayrton Senna, entre a Cidade das Artes e a Linha Amarela, será implantada uma nova configuração das agulhas existentes, garantindo a continuidade da terceira faixa e promovendo mais segurança e fluidez. As estruturas atuais serão retiradas e substituídas. A intervenção vai organizar os movimentos de entrada e saída e ampliar a eficiência da circulação em um dos principais corredores de ligação entre a Barra da Tijuca e a Grande Jacarepaguá.

Construção da Ponte do Arroio Fundo

O plano também prevê a construção de uma nova ponte sobre o Canal do Arroio Fundo, na Avenida Ayrton Senna. A estrutura vai ampliar a capacidade viária, passando de quatro para seis faixas de rolamento no sentido Linha Amarela. O sistema viário contará com quatro faixas na pista existente e duas na nova ponte, com faixas mais largas e maior capacidade de circulação, reduzindo um gargalo histórico da região.

Passagem inferior na Avenida Alfredo Baltazar da Silveira

No Recreio dos Bandeirantes será construída uma passagem inferior junto à rotatória da Avenida Alfredo Baltazar da Silveira, criando uma ligação direta com a Avenida das Américas, nas proximidades do Terminal BRT Recreio. A nova pista permitirá que os veículos sigam em direção à Barra da Tijuca sem precisar passar pela rotatória, redistribuindo o tráfego, desafogando o local e criando um trajeto mais direto e eficiente em um dos principais eixos da Zona Sudoeste.

Passarela na estação Asa Branca

Fechando o conjunto de intervenções da primeira fase do plano, na chegada do corredor expresso da Transolímpica à Avenida Salvador Allende, será construída uma nova passarela para travessia de pedestres na altura da estação Asa Branca. A intervenção inclui a reorganização dos retornos e semáforos existentes, contribuindo para maior fluidez do tráfego e ampliando a segurança de pedestres e usuários do sistema BRT, além de beneficiar os empreendimentos residenciais já implantados e quem chega à região pela Transolímpica.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/paes-lanca-plano-de-mobilidadepara-barra/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *