Maricá: Nova Cidade da Segurança terá Centro de Treinamento avançado com estande de tiro

Tempo de leitura: 3 min


O anúncio da Cidade da Segurança, estrutura que irá integrar Guarda Municipal, Polícia Militar, Civil, entre outros, foi oficializado na última segunda-feira (01/12) com a assinatura da compra de um terreno destinado à sua construção.

O novo complexo reunirá, em um único espaço, estruturas modernas para centralizar as operações da Guarda Municipal, incluindo área de treinamentos, estande de tiros, espaço para capacitações, além de um novo Centro Integrado de Comando e Controle com câmeras inteligentes e monitoramento. “Nós temos, em cada metro quadrado dessa cidade, que ter uma câmera. É big brother mesmo! E a câmera como nós temos, com inteligência artificial. Pela cara do bandido ou pela placa de um carro roubado ou clonado nós vamos chegar até o cara.” Declarou o prefeito Quaquá, que ainda destacou a importância de se chegar rapidamente ao criminoso ou item roubado.

A Cidade da Segurança também vai abrigar a sede da secretaria e a operação da Polícia Militar por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).

O secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras, ressaltou que o município avança em infraestrutura e planejamento, acompanhando o ritmo de crescimento local. “Nosso município cresce 10% ao ano. Os equipamentos de segurança que temos hoje são suficientes para o cenário atual. A Cidade da Segurança faz parte da visão do prefeito Quaquá de olhar para o futuro da cidade. O nosso novo Centro Integrado de Segurança e Controle estará pronto para o futuro da cidade, para treinar nossas equipes para uma cidade maior e que estará aberto a treinar as Guardas Municipais das cidades vizinhas, de toda a região e do Brasil”, afirmou.

Quaquá elencou três pontos para garantir que um território seja seguro, enfatizando que quer transformar Maricá na cidade mais segura do Brasil. Ele elencou a desocupação do território, o investimento em tecnologia para monitoramento e investimento em políticas públicas voltada ao social como a tríade para transformar um local em seguro. Em uma fala durante entrevista, Quaquá declarou que a cidade tem políticas públicas para a formação dos cidadãos como o Passaporte Universitário. “Quem quiser ser médico, é medico, a prefeitura paga. Se quiser advogado a prefeitura paga, se quiser ser engenheiro a prefeitura paga. Se quiser ser bandido a prefeitura apaga.” Disse.

A nova estrutura, que ficará às margens da RJ-106 na pista sentido Niterói na altura de Ponta Grossa (Em frente ao Redeconomia) tem previsão de ser entregue no final de 2027.





Com informações da fonte
https://maricainfo.com/2025/12/02/marica-nova-cidade-da-seguranca-tera-centro-de-treinamento-avancado-com-estande-de-tiro.html

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *