A Prefeitura de Maricá reforçou, nesta sexta-feira (12/12), a estrutura da Guarda Municipal com a entrega de novos equipamentos não letais e viaturas. O pacote inclui spray de pimenta, munições de efeito moral, pistolas de eletrochoque e cinco novos veículos que passam a integrar a frota da corporação. O investimento acontece justamente na semana em que a Guarda Municipal completa 24 anos de atuação no município.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Maricá Info no WhatsApp e receber as notícias gratuitamente.
De acordo com a Secretaria de Segurança Cidadã, o objetivo é ampliar a capacidade operacional da GM e oferecer melhores condições de trabalho aos agentes, garantindo ações mais seguras e eficientes no dia a dia da cidade.
“Como parte do fortalecimento da instituição, foram incorporadas à frota mais cinco novas viaturas, destinadas aos grupamentos especializados, e um expressivo reforço em equipamentos de tecnologia não letal, que serão utilizados por servidores devidamente capacitados e especializados, sempre com o objetivo primordial de preservar a integridade física e a vida, em observância aos princípios da legalidade, proporcionalidade e respeito aos direitos fundamentais”, declarou o secretário da pasta, coronel Julio Veras.
Entre os materiais adquiridos estão 200 kits Spark Elite Z2.0, conhecidos como pistolas de eletrochoque, além de oito lançadores para munições não letais. O reforço inclui ainda 900 munições de efeito moral, 500 de impacto controlado, 260 granadas de efeito moral e 366 espargidores químicos, como o spray lacrimogêneo.
Capacitação contínua dos agentes
Além do investimento em equipamentos, a Guarda Municipal de Maricá segue passando por treinamentos constantes. Já na segunda semana de janeiro de 2026, está previsto um novo curso para o Grupamento de Ocupação Democrática do Território (GODAT), que será ministrado pelo Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão da Polícia Militar do Rio de Janeiro (RECOM).
“O RECOM é referência em técnicas operacionais e táticas modernas de abordagem e policiamento urbano. É um novo treinamento para os agentes, que já vêm passando por capacitações, incluindo treinamentos realizados junto ao Batalhão de Choque da Polícia Militar e ao Batalhão de Motocicletas”, destacou Veras.
Cidade da Segurança
Outro avanço importante anunciado neste mês foi a compra de um terreno às margens da RJ-106 para a construção da Cidade da Segurança. O complexo vai concentrar as operações da Guarda Municipal em um único espaço, com áreas voltadas para treinamentos, estande de tiro, salas de capacitação e um novo Centro Integrado de Comando e Controle, equipado com câmeras inteligentes e sistemas modernos de monitoramento.
O local também vai abrigar a sede da Secretaria de Segurança Cidadã e a atuação da Polícia Militar por meio do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis).
“A orientação do prefeito Washington Quaquá é clara: empregar todos os esforços necessários na modernização da Guarda Municipal, com investimentos constantes em equipamentos de ponta, tecnologia de última geração e valorização dos servidores, para que Maricá se consolide como referência regional e nacional em segurança pública, assegurando proteção, ordem e qualidade de vida à população”, finalizou o secretário coronel Julio Veras.

