Governo do Estado do Rio envia maquinário para cidades afetadas pelas chuvas na Região Serrana

Tempo de leitura: 5 min


Previsão para os próximos dias é de altos acumulados de chuva em todo o estado

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas, enviou 18 maquinários para os municípios de São Sebastião de Alto, Cantagalo e Sumidouro em razão das fortes chuvas que atingiram a região na noite desta terça-feira (03/02).

“Seguimos atentos acompanhando os desdobramentos dos danos causados pelas chuvas em todo o estado. As nossas equipes da Defesa Civil permanecem à disposição da população para garantir a segurança de todos, em casos de emergência”, afirma o governador Cláudio Castro.

A cidade de São Sebastião do Alto chegou a decretar estado de emergência e um gabinete de gerenciamento de crise foi instituído. Como apoio, foram enviadas três retroescavadeiras e três caminhões, além do auxílio técnico de um engenheiro e um geólogo para dar suporte às ações voltadas à liberação de acessos e mitigação dos impactos das enxurradas.

Foram disponibilizados três caminhões e duas retroescavadeiras em Sumidouro e três retroescavadeiras, três caminhões caçamba e um patrol – máquina usada para nivelar ruas – em Cantagalo.

“Estamos acompanhando a situação em todo o estado e de prontidão para ajudar, no que for preciso, as cidades que precisam de apoio”, diz o secretário de Estado de Infraestrutura e Obras Públicas, engenheiro Uruan.

No Médio Paraíba, toques de aviso de chuva chegaram a ser emitidos no município de Barra do Piraí. Em Japeri, na Baixada Fluminense, vias ficaram alagadas e em Mendes, no Centro-Sul, houve deslizamentos de terra.

No Noroeste, em Itaperuna, pelo menos 86,4mm de chuva foram registrados nas últimas 24 horas, o que é considerado muito alto. Mensagens de alerta para inundação, alagamento e enxurrada foram enviadas pela Defesa Civil por volta das 18h. A população foi orientada a buscar abrigo e contatar o 193 e 199 em caso de emergência. A força tarefa da SEDEC-RJ forneceu apoio na limpeza de vias da região.

A capital do Rio apresentou risco hidrológico alto e alertas foram enviados à população no município de Queimados devido ao nível elevado dos rios e alagamentos. Em São Gonçalo, houve transbordamento do Rio da Aldeia, na localidade de Ipiíba e do Rio Alcântara em Parque São Sebastião e Jardim Nova República.

Oorrências

De ontem até a manhã de hoje, foram registradas 45 ocorrências no Sistema de Gestão de Operações (SISGEO), majoritariamente associadas a chuvas intensas, com predomínio de corte/queda de árvores, além de registros pontuais de deslizamentos e desabamentos.

Os principais acumulados nas últimas 24 horas foram nos municípios de Itaperuna (Noroeste): 86,4 mm; Paraty (Costa Verde): 57,3 mm; São Gonçalo (Metropolitana): 50,2 mm; Laje do Muriaé (Noroeste): 50,0 mm e Rio de Janeiro (Capital): 48,6 mm.

Previsão de chuva

A previsão é de altos acumulados de chuva em todo o estado nos próximos dias. De acordo com o Cemaden-RJ, a passagem de uma frente fria pelo oceano favorecerá a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nesta quarta-feira (04/02), o que deve manter o tempo instável até segunda-feira (09/02).

A tendência é de pancadas de chuva a qualquer momento do dia, de intensidade moderada a forte e, pontualmente, muito forte, acompanhadas de raios, em todo o estado. Também são esperadas ocorrências de rajadas de vento moderado a ocasionalmente forte.

Permanece o risco hidrológico muito alto para o município de Itaperuna e risco alto para as regiões de Laje do Muriaé, Miracema, São José de Ubá, Cambuci, Italva, São Fidélis, Cardoso Moreira, Itaocara e Cantagalo.

As regiões Noroeste, Norte e parte da Serrana permanecem com risco hidrológico moderado.



Com informações da fonte
https://coisasdapolitica.com/cidades/04/02/2026/governo-do-estado-do-rio-envia-maquinario-para-cidades-afetadas-pelas-chuvas-na-regiao-serrana

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *