O delegado Fabiano Alves, titular da Defa do Espírito Santo, deu detalhes sobre a prisão do golpista identificado como Tiago de Souza Monteiro, de 37 anos, durante uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta segunda-feira (30). O estelionatário, encontrado em Campos dos Goytacazes no último dia 23, se apresentava como especialista em investimentos e enganava as vítimas falando sobre um falso fundo garantidor. Segundo a polícia, ele teria movimentado cerca de 45 milhões de reais, e o prejuízo entre as pessoas que procuraram a delegacia ultrapassa os R$ 3 milhões.
Ele dizia que tinha trabalhado em uma grande corretora de investimentos do país, dizendo que tinha ido tão bem durante o trabalho que, quando pediu para sair dessa corretora e trabalhar sozinho, a corretora ofereceu a ele um fundo garantidor de 5 milhões de reais, no qual, se ele perdesse qualquer quantia até esse valor, a corretora arcaria com o prejuízo”, explicou o delegado.
Ainda de acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada de Crimes de Defraudações e Falsificações (Defa), o homem usava um perfil que poderia ser atrativo para enganar as vítimas. O golpista sempre postava fotos em eventos da grande corretora na qual dizia trabalhar, autopromovendo-se: “Sempre dizendo que estava nos eventos como destaque ou palestrante. Chegou até a participar de um podcast de investimentos que possui mais de 500 mil inscritos”.
A maioria das vítimas morava em São Mateus, no Espírito Santo. Segundo a polícia, o golpista gostava de ostentar, morava em uma casa em bairro de alto padrão e aplicava golpes em vizinhos e conhecidos que frequentavam o mesmo ambiente que ele.
Após conseguir diversos investidores e receber altas quantias em dinheiro, a polícia informou que os valores dos supostos lucros não eram repassados às vítimas, que também não recuperavam o dinheiro investido por elas. O homem então fugiu de São Mateus até ser encontrado em Campos, no interior do Rio de Janeiro.
A Polícia Civil do ES faz um alerta para o caso de alguma outra pessoa ter sido vítima desse golpista: “Procure a polícia mais próxima ou faça um boletim por meio da delegacia virtual”.
