Fundação Municipal de Esportes abre recadastramento para alunos de equoterapia em Campos – Manchete RJ – Notícias do Estado do Rio de Janeiro

Tempo de leitura: 3 min


As aulas de equoterapia, oferecidas gratuitamente pela Prefeitura de Campos por meio do Projeto Movimento é Vida/Esporte é Vida, estão com recadastramento aberto para os alunos até o final do mês de janeiro, na sede da FME, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os interessados devem levar todos os documentos solicitados no ato da inscrição, como documentos de identificação com foto, comprovante de residência e laudo médico atualizado. Atualmente, 96 alunos estão inscritos na equoterapia. Após o recadastramento será feito um levantamento, de quantas novas vagas poderão ser disponibilizadas para novos alunos, e novas inscrições serão abertas.

A terapia com cavalos auxilia no tratamento de pessoas com deficiência física ou intelectual, como Síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiências múltiplas e autismo. As atividades são realizadas na sede da Fundação Municipal de Esportes e no Asilo Nossa Senhora do Carmo, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h e das 14h30 às 17h. Levando evolução clínica no tratamento dos pacientes, qualidade de vida ainda maior e transformando vidas de alunos.

O coordenador do Programa “Movimento é Vida/Esporte é Vida”, Leonardo Mantena falou sobre o projeto.

“Em três anos, a equoterapia tem levado melhora na condição física, principalmente de tonos de equilíbrio de tronco, para crianças que têm dificuldades motoras, e também com outras dificuldades, como a questão cognitiva, e o relacionamento com o animal ajuda muito no tratamento, além de melhorar a qualidade de vida e também até para a autonomia dessa criança. Nós temos uma equipe multidisciplinar, pedagoga, psicólogo, fisioterapeuta e o técnico em equoterapia, realizando um trabalho muito muito intenso com os alunos. Hoje são 96 alunos sendo atendidos na equoterapia e temos fila de espera, aguardando o processo de recadastramento para termos novas oportunidades para outras pessoas que estão na fila de procurarem e conseguirem o benefício de estar fazendo a equoterapia. A gente tem observado que alguns dos nossos alunos que chegaram aqui sem nenhuma coordenação psicomotora hoje já conseguem sentar sozinhas, rolar, começar a viver uma vida normal. Isso torna o nosso trabalho muito gratificante”, afirmou.

Para mais informações sobre essas e outras atividades, basta entrar em contato pelas redes sociais @‌esportevidacampos e @‌universo_atipico1.



Com informações da fonte
https://mancheterj.com/fundacao-municipal-de-esportes-abre-recadastramento-para-alunos-de-equoterapia-em-campos/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *