Festas LGBTQIA+ de fim de ano no Rio atraem turistas para a cidade

Tempo de leitura: 3 min


Segundo dados da plataforma de reserva de hospedagem Booking o Rio de Janeiro é o destino brasileiro líder nas buscas de turistas nacionais e estrangeiros para o fim de ano. Parte desse movimento ocorre graças as boas opções de eventos LGBTQIA+ na cidade nesta época.

Principal festa de virada de ano focada neste público da cidade, o Réveillon Cheers, que acontecerá no Jockey Club e terá Ludmilla como atração principal, tem compradores internacionais em todas as edições.

Segundo os organizadores, pela ordem, Estados Unidos, Espanha, Canadá, Itália e Portugal são os principais mercados estrangeiros. “O Rio é muito mais que as belezas naturais. Também sabemos fazer eventos de altíssima qualidade e não à toa a cidade vem batendo recorde de turistas ano após ano”, destaca Artur Brandão, sócio-fundador do evento.

+ Rio é eleito melhor destino pra turismo LGBTQIA+

Cheers é a principal festa de Réveillon LGBTQIA+ da cidade (Gilberto Dutra/Divulgação)
Continua após a publicidade

Mas há também importante crescimento nos números do turismo doméstico movimentado pelas festas. Flávio Saturnino, diretor artístico e um dos idealizadores do Pré-Réveillon SeráQAbre? destaca a pluralidade de brasileiros vindo para a cidade: “Já temos público de 22 estados brasileiros, um movimento que mostra como a cultura queer carioca se transformou em um ativo turístico real, que impacta hospedagem, bares, restaurantes e toda a cadeia criativa da cidade”. A festa que acontecerá dia 27 de dezembro no MAM terá como atrações Luísa Sonza, Marina Sena, Diego Martins e Grag Queen.

Além de curtirem os eventos pontuais, os viajantes ainda lotam os espaços fixos da cidade destinados a este público. Todo ano a boate Pink Flamingo, em Copacabana, fica com ingressos esgotados nas últimas semanas do ano. “A cidade fica um fervo e quem não garante com antecedência as entradas acaba não conseguindo conhecer o que temos no Rio de melhor”, destaca o sócio Thiago Araújo.

Ele conta que argentinos e chilenos são a maioria dos visitantes estrangeiros, enquanto os nacionais são a maior parte vindos de São Paulo, Minas Gerais e Brasília.

Continua após a publicidade

+ Do príncipe a diva pop! Cotidiano carioca encanta famosos e atrai turistas

Fim de ano na Pink Flamingo
Pink Flamingo é conhecida pelos shows de drag queens (Pink Flamingo/Divulgação)

A presença do público LGBTQIA+ é tão forte que até mesmo a programação oficial da prefeitura terá show da primeira roda de samba gay da cidade na virada. A Sambay será uma das atrações do palco no Parque Realengo, com show logo nos primeiros minutos de 2026.



Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/coluna/otavio-furtado/festas-lgbt-fim-de-ano-atraem-turistas/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *