Cinco ciclistas ficaram feridos na madrugada desta quinta-feira durante um atropelamento na altura da Enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio, enquanto se dirigiam ao Aterro do Flamengo para um treino de alto rendimento. Entre os atingidos está a ex-triatleta Márcia Ferreira, de 57 anos, bicampeã sul-americana e medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 1995. O grupo foi atingido por um carro desgovernado por volta das 4h20, a cerca de um quilômetro da entrada da Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) — espaço fechado para o tráfego, destinados exclusivamente aos treinos de ciclistas, proporcionando pela Prefeitura do Rio.
Rapper Oruam tem pedido de habeas corpus negado pela Justiça do Rio
Bandidos armados com fuzil rendem motorista e roubam carro na Praia do Flamengo; veja vídeo
O motorista tentou fugir, mas foi interceptado por equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, que atuam no apoio ao evento esportivo. Ele foi preso e levado para a 5ª DP (Mem de Sá), onde o caso foi registrado. A motivação do acidente ainda está sendo apurada.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, três vítimas foram socorridas por agentes do quartel do Catete. Lucas Firmino, de 58 anos, e Rodrigo Ferreira, de 50, foram levados ao Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, e já receberam alta. Outras duas vítimas não foram identificadas oficialmente. Uma delas, segundo testemunhas, permanece hospitalizada e passará por cirurgia nesta sexta-feira.
Márcia Ferreira foi atendida no local e recusou remoção para uma unidade pública de saúde. Ela, no entanto, também deverá ser submetida a uma cirurgia.
Área reserva ao ciclistas
A APCC Aterro funciona às terças e quintas-feiras, das 4h às 5h30 da manhã, e é um espaço destinado exclusivamente ao treinamento de ciclismo de competição. A área vai desde o Monumento a Estácio de Sá, na altura da pirâmide, até o trevo do Aeroporto Santos Dumont, com fechamento das duas pistas, nos moldes do que ocorre aos domingos, durante a área de lazer no Aterro do Flamengo.
O atropelamento, no entanto, ocorreu pouco antes da chegada do grupo à APCC.
O Presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio, Raphael Pazos lamentou mais um episódio de violência no trânsito envolvendo ciclistas:
— Infelizmente, hoje tivemos mais um caso de violência no trânsito contra ciclistas. Dessa vez, esportistas foram atropelados por um motorista desgovernado antes mesmo de entrarem na área protegida pelo poder público. Não houve óbitos, mas nosso trânsito está matando mais do que uma guerra. Pessoas que não morrem, vivem com sequelas. Até quando vamos aguentar esse cinismo no trânsito? Cobramos a revisão das leis penais para esse tipo de crime e educação de trânsito nas escolas, além de mais fiscalização.
Pazos explicou ainda que muitos ciclistas chegam pedalando ao Aterro do Flamengo por vias da Zona Sul, Centro e até da Zona Norte. Ele destacou que o deslocamento até a área protegida, onde há controle do poder público, ainda expõe os atletas a riscos significativos.
Acidente no mesmo local há 28 anos
Márcia Ferreira tem uma longa trajetória no esporte de alto rendimento. Tricampeã brasileira e bicampeã sul-americana de triathlon nos anos 1990, ela treinava para os Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, quando sofreu um grave atropelamento justamente no mesmo trecho do Aterro do Flamengo, em 1997 — episódio que interrompeu sua carreira como atleta profissional.
Desde então, passou a atuar como treinadora e fundou a MFTeam, assessoria esportiva especializada em triathlon. Formada em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército (ESEFEX), também foi professora no Esporte Clube São João, dedicando-se à formação de novos atletas.
As vítimas do atropelamento informaram que vão formalizar o registro da ocorrência nas próximas horas. A Polícia Civil investiga o caso.
Conteúdo Original
Ex-triatleta e mais quatro ciclistas ficam feridos após atropelamento por carro desgovernado na Enseada de Botafogo
Nenhum comentário