Estado investe R$ 160 milhões em melhorias no sistema ferroviário

Tempo de leitura: 5 min


O governo estadual investiu, nos últimos meses, R$ 160 milhões na melhoria do sistema ferroviário. O aporte faz parte do acordo de transição — homologado em dezembro de 2024 —, que vai permitir a escolha de um novo operador dos trens metropolitanos. O objetivo é manter os serviços e garantir que a mudança ocorra com tranquilidade e sem prejuízo para os usuários.

Com os recursos empenhados pela Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), a SuperVia vem executando, desde o início do ano, obras de infraestrutura, manutenção, modernização dos sistemas elétricos, entre outras intervenções, dando maior agilidade à operação e, consequentemente, ao deslocamento diário da população.

“Esse é o início do processo de modernização do sistema, que entendemos ser urgente. Seguiremos atuando com esse objetivo e trabalhando para garantir dignidade na prestação do serviço à população”, destacou a secretária de Transporte e Mobilidade Urbana, Priscila Sakalem, que liderou o Grupo de Trabalho formado pelo Governo, em dezembro de 2024, para realizar a transição e elabora o certame do novo operador.

Substituição de material de cabos reduziu casos de furto em 50%

Um dos principais investimentos feitos no sistema ferroviário foi a substituição de 40 km de cabos de cobre por alumínio, diminuindo a atratividade pelo material e, consequentemente, os casos de furto. No primeiro semestre de 2025, foram registradas 225 ocorrências, contra 450 no mesmo período do ano passado.

Além de reduzir o número de ocorrências em 50%, a iniciativa também melhora a confiabilidade na operação dos trens, aprimorando a performance da rede aérea e da sinalização. Também houve revitalização de transformadores de energia nas subestações de Nova Iguaçu, Deodoro, Benfica e Central do Brasil, além de modernização do sistema de sinalização entre as estações Cascadura e Engenho de Dentro.

Menos janelas danificadas após tecnologia antivandalismo

Houve ainda a reintegração ao sistema de cinco trens que estavam afastados para manutenção após ocorrências, incluindo vandalismo. Nas composições, foram implementadas medidas com tecnologia antivandalismo, a partir da troca de mais de 7.000 visores de porta, 2.600 assentos e 35 para-brisas dos trens. De janeiro a julho deste ano, o número de janelas danificadas caiu de 369 para apenas 30.

Redução de intervalos e do tempo de viagem no sistema ferroviário

O investimento também resultou em outras mudanças perceptíveis para os passageiros, começando pela redução dos intervalos e do tempo de deslocamento entre os terminais. Desde agosto, quem usa os ramais Japeri, Saracuruna e Santa Cruz, por exemplo, já conta com a chegada mais rápida ao destino, somando 25 minutos a menos de viagem para a população.

No ramal Japeri, durante o pico da manhã, os trens expressos no trecho de Nova Iguaçu até a Central do Brasil tiveram o intervalo médio reduzido de dez para seis minutos. Também houve melhora no trecho entre Japeri e Nova Iguaçu, com o intervalo passando de 20 para 15 minutos. No ramal Saracuruna, os trens que circulam entre Gramacho e Central do Brasil, tanto no horário de pico da manhã quanto da tarde, reduziram o intervalo de 15 para 12 minutos.

Além disso, as composições vão chegar ao destino final da viagem em tempo menor. Já no ramal Santa Cruz, durante o pico da manhã, o tempo de espera para embarcar no trecho até Campo Grande passou de 20 para 18 minutos. O tempo total do trajeto até o terminal Central do Brasil também foi encurtado em cinco minutos.

Na linha férrea, 402 toneladas de trilhos, 44.808 dormentes, 210 vigas de pontes e 275 mil acessórios de fixação estão sendo substituídos. Já o investimento na infraestrutura e estações possibilitou a revitalização dos telhados das oficinas de São Diogo e Deodoro, da cobertura e das calhas da Estação Engenho de Dentro, além da reforma da escada e da passarela da estação Riachuelo.

“O investimento em melhorias já reflete no aumento do número de passageiros diariamente, saltamos de 287 para 330 mil. Nosso principal objetivo é modernizar o sistema de transporte público ferroviário, garantindo uma melhor disponibilidade e segurança operacional”, concluiu o presidente da SuperVia, Everton Trindade.

Em maio, o sistema ferroviário registrou recorde de passageiros transportados, com 373.538 embarques, o que representa aumento de 16,6% em comparação com a média atual diária (320 mil).





Conteúdo Original

2025-08-27 12:43:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *