Enfermeira do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara é aprovada em mestrado após curso preparatório oferecido pela unidade

Tempo de leitura: 5 min



Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o seu compromisso com a valorização profissional e a educação permanente em saúde ao destacar as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí. A unidade vem se consolidando como um espaço estratégico de formação, capacitação e produção de conhecimento e já apresenta resultados concretos desse investimento, como a aprovação da enfermeira Marinete Ribeiro Costa Carvalho no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde (MPES/UFF), após ter participado do Curso Preparatório para Programas de Mestrado e Doutorado oferecido pelo próprio hospital.

A iniciativa desenvolvida na unidade segue a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e demonstra a integração entre ensino, pesquisa, educação permanente e educação continuada na unidade hospitalar, transformando o ambiente hospitalar em campo para o desenvolvimento acadêmico e profissional. Somente em 2025, foram registradas 214 horas de capacitação na unidade em 63 equipes, além de 96 horas mensais de treinamentos sistematizados em parceria com a Berkeley Educacional.

As ações estão alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da própria Secretaria Municipal de Saúde. O hospital também mantém parceria com instituições de ensino, como o Passaporte Universitário, recebendo estudantes de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e outras áreas, fortalecendo a integração entre ensino, serviço e a população local.

Para o secretário de Saúde de Maricá, Marcelo Velho, o resultado evidencia a importância de investir em educação como política estratégica de saúde.

“A aprovação da enfermeira Marinete em um mestrado da UFF é motivo de grande orgulho para toda a rede de saúde de Maricá. Esse resultado demonstra que quando investimos em ensino e pesquisa, investimos também na qualidade do cuidado prestado à população. O Hospital Che Guevara se afirma como uma referência, que transforma a vida dos profissionais e fortalece o SUS que queremos construir: público, qualificado e humanizado”, afirmou.

De acordo com a diretora-geral do hospital, Ana Paula Silva, a aprovação da profissional reflete a consolidação da unidade como ambiente de aprendizado e crescimento.

“O Che Guevara nasceu para ser um hospital público inovador, que alia cuidado em saúde e produção de conhecimento. A aprovação da Marinete em um mestrado da UFF mostra que estamos conseguindo criar um ambiente onde nossos profissionais crescem e levam esse aprendizado de volta para a assistência. Esse resultado nos enche de orgulho e reafirma nosso compromisso com a educação como eixo estratégico da instituição”, acrescentou.

A enfermeira Marinete Ribeiro Costa garantiu que o apoio do hospital foi essencial para a aprovação no mestrado.

“Ingressei no Curso de preparação para o mestrado promovido pelo NEP do hospital, o que foi o ponto de partida para a minha aprovação no curso. Estou muito agradecida e lisonjeada por trabalhar no Hospital Che Guevara, que me proporcionou essa oportunidade. Agora iniciam dois anos de estudos para desenvolver meu projeto, que busca construir uma ferramenta educativa para apoiar os profissionais na mediação com os acompanhantes em UTIs pediátricas”, pontuou.

Ensino e qualificação

O NEP do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara lançou em 2025 o Curso Preparatório para Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, realizado em parceria com o Núcleo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Educação da Universidade Federal Fluminense (NUPETSE/UFF) e com apoio da Berkeley Educacional. Foram sete encontros presenciais, entre abril e junho, que abordaram desde o letramento científico até a definição de metodologias de pesquisa. A iniciativa se tornou referência por figurar entre as raras experiências em hospitais públicos brasileiros que oferecem gratuitamente preparação estruturada para a vida acadêmica dos profissionais, integrando ensino, apoio e qualificação contínua aos profissionais.

O coordenador de Educação Continuada e Permanente em Ensino na Saúde do hospital, Rodrigo Bandeira, destacou o impacto das ações para a qualificação dos profissionais da unidade.

“A conquista da aprovação de uma profissional no mestrado reforça o compromisso do nosso hospital em ser mais do que um espaço assistencial: somos também um campo formador, que investe no crescimento das nossas equipes. Isso indica que estamos no caminho certo ao criar oportunidades para que nossos profissionais avancem na vida acadêmica e tragam esse conhecimento de volta para o cuidado em saúde”, concluiu.



Com informações da fonte
https://www.marica.rj.gov.br/noticia/enfermeira-do-hospital-municipal-dr-ernesto-che-guevara-e-aprovada-em-mestrado-apos-curso-preparatorio-oferecido-pela-unidade/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *