Enem 2025: prova é aplicada em todo o Brasil. São 4,8 milhões de inscritos

Tempo de leitura: 4 min




A aplicação do primeiro dia de provas do Enem 2025 começou às 13h30 deste domingo. Hoje, além da redação, os candidatos enfrentarão um total de 90 questões, sendo 45 de Linguagens — que englobam Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) — e outras 45 de Ciências Humanas, distribuídas entre Geografia, História, Sociologia e Filosofia.
O Enem 2025 tem 4,8 milhões de inscritos que vão de jovens treineiros — aqueles que não estão nem no último ano de ensino médio — até os mais veteranos, e um número chama atenção: do total de participantes, 17.192 pessoas têm mais de 60 anos — um número 191% maior do que há três anos.
Veja os horários do Enem:
Início das provas: 13h30
Saída sem o caderno de questões: 15h30
Saída com o caderno de questões: 18h30
Término das provas (no primeiro dia): 19h
Redação
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, segundo publicou nas redes o ministro da Educação, Camilo Santana.
A prova exige que os candidatos escrevam um texto dissertativo-argumentativo sobre temas que abordem questões políticas, culturais, sociais, tecnológicas.
‘Eu busco realizar um sonho’, diz participante de 72 anos no Rio Grande do Sul
O aposentado Luís Alberto Félix está fazendo o Enem pela segunda vez
Andressa Pufal/Agência O Globo
Aos 72 anos, o porteiro aposentado Luís Alberto Félix está fazendo o Enem pela segunda vez. O participante quer realizar o sonho de ingressar na faculdade de Direito.
Neste ano, o número de participantes com 60 anos ou mais triplicou em relação ao exame de 2022, chegando a um total de 17.192 inscritos.
— É um sonho antigo. Já fiz o ENEM em 2023 e agora vim fazer de novo pra melhorar a minha nota — conta: — Busco realizar um sonho. Quem tem sonhos tem que realizar. Tem que buscar realizar.
Aposentado das portarias onde trabalhou por 26 anos da sua vida, Luís agora busca ingressar no ensino superior pela primeira vez. Casado e com 3 filhos, teve incentivo de toda a família para tentar o Enem. Na sua família, apenas o filho e uma neta fizeram faculdade.
Aos 61 anos, assistente social faz Enem em busca da terceira formação
A assistente social Lucy Moza está em busca da terceira formação
Luiz Eduardo de Castro/Agência O Globo
A assistente social Lucy Moza, de 61 anos, está fazendo o Enem 2025 em busca da terceira formação. Ela já tem diploma em música, além da formação em Serviço Social.
— Estou aqui porque amo estudar e vou fazer isso até o fim — afirma: — O Einstein só foi reconhecido como físico depois dos 65, então por que eu, com 61, preciso parar de evoluir?
Lucy tem dois filhos, um de 22 anos, que entrou na faculdade de contabilidade em 2021, e uma de 35 anos, que também cursou música e fez Serviço Social junto da mãe.
— Quando meu filho foi fazer o Enem, toda a família resolveu ir junto — conta. — Minha filha entrou na universidade comigo porque queria me dar uma força, acabou que eu é que ajudei ela durante o curso.



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/brasil/noticia/2025/11/enem-2025-comeca-a-ser-aplicado-em-todo-o-brasil.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *