Pouco mais de um mês antes da cantora Dua Lipa aterrissar em terras cariocas para o show da turnê Radical Optimism Tour, os fãs foram pegos de surpresa pela notícia de que a apresentação, marcada para 22 de novembro, seria transferida do Engenhão, na Zona Norte, para a área externa da Farmasi Arena, na Zona Sudoeste.
Oficialmente a mudança se deu por conta da partida entre Botafogo e Grêmio, válida pelo Campeonato Brasileiro, no estádio, no mesmo dia. No entanto, o anúncio de uma promoção de Black Friday para ingressos na pista — 295 reais acrescidos de 29,50 reais de taxa de conveniência, o mesmo valor da meia-entrada — podem apontar para um possível “encalhe” dos bilhetes.
Compartilhe essa matéria via:
Em setembro, o show da banda de rock californiana Green Day, também marcado para o Nilton Santos, foi cancelado por causa do calendário de jogos do clube. Quem comprou ingressos que partiam de 460 reais ficou a ver navios.
No caso da apresentação da diva de 30 anos, os ingressos de arquibancada foram realocados para a pista. Procurada por VEJA RIO, a Live Nation, responsável pela turnê, não informou quantos ingressos foram vendidos e se a capacidade de público foi reduzida com a mudança repentina de local.
Mesmo com entradas que chegam a custar mais de 60% de um salário mínimo, o show Dua Lipa — que não aparece por aqui desde 2022 — vai atrair fãs de diversas regiões do Brasil, que virão ao Rio de Janeiro apenas para ver a artista.
Administradores e seguidores da página do X (antigo Twitter) Dua Lipa Acervo, que reúne mais de 11 000 integrantes do fandom da popstar vão se encontrar pela primeira vez.
+ Ivete Sangalo: “A música que eu faço só é possível graças ao samba”
Criador do perfil, o designer Renan Borges, 22, revela que está desde o ano passado se planejando para vir do Ceará assistir ao show: “Precisei pedir o cartão emprestado para o meu namorado e também para um amigo, parcelei o ingresso, a passagem e a hospedagem no máximo de vezes que consegui. Vai ser muito gratificante estar com pessoas tão apaixonadas quanto eu, é uma memória que vou levar pra vida”, empolga-se.
A saga de Borges encontra coro numa pesquisa do Serasa em parceria com a Opinion Box: 23% dos entrevistados já gastaram mais do que podiam com ingressos e produtos relacionados aos ídolos, enquanto 9% já deixaram de pagar contas para ver o seu astro favorito e 17% optaram por não sair ou viajar a lazer para ir a um show ou festival.
+ Premiados, Leonardo Bora e Gabriel Haddad rompem fronteiras do Carnaval
“Em 2017, acumulei uma dívida de mais de 2 500 reais para ver a Lady Gaga no Rock in Rio, mas a minha única frustração é que o show foi cancelado. Por ela, eu faria tudo de novo”, relembra Isabella Natália, 29.
Em 2024, o preço médio de ingressos de turnês mundiais subiu quase 4%, como mostra o relatório mais recente da Pollstar. O crescimento, todavia, não refletiu em queda de público.
A análise também mostra que o número de bilhetes vendidos subiu 3,62%. A conta, porém, envolve muitos fatores que independem da popularidade de rockstars e afins.

“A questão cambial é determinante na realização de shows internacionais, chegando a 30% do custo do ingresso”, revela Luiz Guilherme Niemeyer, sócio da Bonus Track, que trouxe ao Rio Paul McCartney em 2023 e, no festival Doce Maravilha, resolveu apostar num line-up 100% nacional.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“As pessoas querem, junto da música, viver uma experiência, registrar o momento com o celular, participar de ativações de marcas e comprar uma lembrancinha”, analisa o empresário.
A última edição do Rock in Rio, no ano passado, foi a primeira a não esgotar todos os ingressos previamente, assim como o The Town deste ano, em São Paulo. Já o Oasis escolheu passar só pela capital paulista quinze anos após um polêmico rompimento dos irmãos Gallagher. O bolso pesa, mas os fãs estão sempre à espera de uma vivência única com seus ídolos.
O IMPÉRIO DUA LIPA
Os números da bem-sucedida turnê da popstar, que ganhou novo palco na cidade
44 shows só pela Ásia, Oceania e Europa
112 milhões de dólares em bilheteria
960 000 ingressos vendidos
2 bilhões de streams do novo álbum no Spotify
3 singles entraram para o Top 10 britânico
Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/cidade/conta-shows-internacionais/
