Câmara libera construção de unidades residenciais no Clube Marapendi, em terrenos destinados a escolas e creches e no Hotel Vogue Square, na Barra

Tempo de leitura: 4 min


A Câmara do Rio autorizou a construção de unidades residenciais em quatro áreas da Barra da Tijuca, Zona Sudoeste da cidade: no Clube Marapendi, no Hotel Vogue Square e em dois terrenos antes destinados à construção de creche e escola. As permissões constam em emendas incluídas no projeto do novo “mais valerá”, do prefeito Eduardo Paes (PSD), aprovado em definitivo nesta quarta-feira (5).

A proposta do executivo, a segunda edição do programa somente em 2025, autoriza a ampliação de shoppings, supermercados, hipermercados e hospitais na cidade mediante o pagamento de uma contribuição aos cofres municipais. Ao todo, o projeto recebeu 44 emendas, mas apenas 21 foram aprovadas pelos vereadores em plenário.

Clube Marapendi deve manter 20% da área para atividades de lazer e hotel pode converter sua área em residências

Uma das emendas aprovadas, de autoria do vereador Marcio Ribeiro (PSD), líder do governo na Câmara, permite a construção de prédios residenciais no terreno do Clube Marapendi. O texto destaca, no entanto, que 20% da área original deve ser preservada para atividades do clube.

Outra emenda, do vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), autoriza a construção de edifícios residenciais de até 22 pavimentos em um lote que antes seria destinado a escola e creche, na Avenida das Américas, altura da Torre H. Desse total, dois andares são permitidos pela legislação atual, quatro mediante contrapartida financeira e os 16 restantes por meio de transferência de potencial construtivo.

O vereador também conseguiu incluir no texto original a permissão para o Hotel Vogue Square converter, total ou parcialmente, seus quartos de hotel em unidades residenciais autônomas, mantendo a área útil original. Para isso, o proprietário deve pagar uma contrapartida financeira ao município, calculada com base na área construída e no valor unitário padrão do IPTU.

Permissão para a construção de um edifício residencial na Rua Paulo Viana de Araújo Filho

Dr. Gilberto reapresentou uma emenda que já havia sido tentada pelo ex-presidente da Câmara Jorge Felippe (PP), liberando a construção de um prédio de apartamentos, com o gabarito de até 30 pavimentos, num terreno da Rua Paulo Viana de Araújo Filho — que, segundo o alinhamento, também estava destinado a abrigar escola ou creche. A emenda, apresentada pela primeira vez em junho, foi vetada pelo prefeito. Agora, no entanto, passou sem problema.

Paes afirma que a proposta tem como objetivo modernizar as regras de construção na cidade

O novo “mais valerá” agora segue para sanção do prefeito. Segundo Paes, a iniciativa busca modernizar as regras de construção na cidade e aproveitar melhor áreas hoje subutilizadas. Ele afirma que o Rio ainda segue um modelo antigo de urbanismo, com zonas separadas por uso (residencial, comercial, etc.) e grandes vazios urbanos criados por estacionamentos e espaços ociosos.

O projeto também estende os benefícios às operações urbanas consorciadas do Parque Olímpico, do Autódromo e de São Januário, permitindo a construção de novos shoppings, supermercados, hipermercados e hospitais nas áreas receptoras já aprovadas pela Câmara.



Com informações da fonte
https://temporealrj.com/camara-libera-construcao-de-unidades-residenciais-no-clube-marapendi-em-terrenos-destinados-a-escolas-e-creches-e-no-hotel-vogue-square-na-barra/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *