Alerj retoma atividades na próxima terça-feira (3), com Delaroli no comando do Estado

Tempo de leitura: 2 min

O Palácio Tiradentes volta a ficar movimentado a partir da próxima semana. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Guilherme Delaroli (PL), marcou para a próxima terça-feira (3) a retomada das atividades parlamentares após o recesso iniciado em dezembro.

A solenidade de abertura do ano legislativo está prevista para as 14h e contará com a apresentação do plano de governo do Poder Executivo fluminense para o ano de 2026.

A semana será intensa para Delaroli. Isso porque ele deve assumir temporariamente o comando do governo estadual um dia antes da reabertura da Alerj, na segunda-feira (2). O governador Cláudio Castro (PL) estará em viagem oficial pela Europa e só deve retornar ao Rio no dia 8 de fevereiro.

Com a renúncia do ex-vice-governador Thiago Pampolha e o afastamento do presidente titular da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), por decisão do Supremo Tribunal Federal, a sucessão recairia sobre o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Ricardo Couto. No entanto, Couto também tem viagem marcada e deixará o estado no próximo domingo (1º).

Dessa forma, Guilherme Delaroli passa a ser o próximo na linha sucessória e responderá pelo governo do estado durante uma semana. Será a primeira vez que o deputado assume a chefia do Executivo fluminense.

Compartilhe este artigo