PUD Games Comunidades reuniu entretenimento, inclusão digital e inovação no Caminho Niemeyer – Prefeitura Municipal de Niterói

Tempo de leitura: 3 min


A 2ª edição do PUD Games Comunidades agitou o Caminho Niemeyer no final de semana passado. Organizado pela Prefeitura de Niterói, um dos maiores eventos de jogos eletrônicos do Estado do Rio teve uma programação diversificada que reuniu entretenimento, inclusão digital, tecnologia e inovação. O público participou de exposições tecnológicas, competições com os principais jogos da atualidade, concurso de cosplay, oficinas especializadas e palestras com dubladores de personagens marcantes de filmes como LegoOs IncríveisAvatarGuardiões da Galáxia e do game League of Legends, entre outras atrações.

Após o sucesso da edição anterior, que atraiu quase 5 mil visitantes, o evento teve o objetivo de consolidar o PUD Games como referência na democratização do acesso às novas tecnologias. O evento foi um espaço inclusivo e familiar, voltado para a troca de conhecimento, formação de redes de contato e descoberta de novas oportunidades, em ambientes de acolhimento e experimentação tecnológica.

“Essa é a segunda versão do PUD Games. O setor de games é o que mais cresce no Brasil. No mundo, esse setor movimentou mais do que música e audiovisual juntos. A gente não pode negligenciar a potência desse setor. A gente quer mostrar que Niterói está consciente do quanto pode empregar pessoas e movimentar a partir dos games. Também é um evento super inclusivo. Um evento para toda a família, desde as crianças até os idosos”, destacou a secretária municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia.

O PUD Games Comunidades teve ainda ações voltadas para acessibilidade, como a Sala do Silêncio, um espaço de acolhimento sensorial, e propostas de formação e capacitação digital, ampliando as oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

O autônomo Alessandro Pereira Martins, 37 anos, estava com uma fantasia do personagem Ash Ketchum, protagonista da série de anime Pokémon.

“Estou fazendo uma homenagem com esse personagem do Pokémon, que é um anime clássico e as pessoas gostam muito. Dá esse ar de nostalgia para as pessoas. É um personagem que uso também paras minhas festas e animações. Trabalho com isso. O evento está muito bem organizado. Sou do Rio e vim para Niterói para prestigiar o PUD Games”, afirmou Alessandro.

Além de estimular a prática de jogos eletrônicos e valorizar novos talentos, o evento utilizou o universo gamer como instrumento de mobilização comunitária, integração tecnológica e fortalecimento das ações das Plataformas Urbanas Digitais (PUDs).

Foto: Lucas Benevides



Conteúdo Original

2025-09-08 20:38:00

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *