O maior show da Terra: Carnaval invade galerias e museus

Tempo de leitura: 5 min


Retratadas pelas lentes de Guy Veloso e Vítor Melo, fotografias dos sambistas em movimento na Marquês de sapucaí estão dispostas ao lado de serigrafias e litogravuras de Alfredo Volpi, Athos Bulcão e Carlos scliar em Riscar o Chão. Os curadores Marcelo Campos e Leonardo Anton propõem o diálogo entre geometria e figuração no percurso com realização do sesc. Centro Cultural PGE-RJ.

Rua Primeiro de Março, s/nº (Praça XV), Centro. Ter. a sáb., 10h/18h. Grátis. Até 28 de fevereiro. 

Festas, Sambas e Outros Carnavais apresenta pinturas, esculturas e fotografias de sessenta nomes. Entre os do Rio, estão Guilherme Kid, Manuela Nalvas, Elian Almeida e Juan Pablo — que criou uma instalação inédita para o foyer. Outro destaque é a seção dedicada aos músicos Cartola, Dona Ivone Lara, Martinho da Vila e Pixinguinha em cliques de Walter Firmo.

Museu do Pontal. Avenida Célia Ribeiro da Silva, 3 300, Barra. Qui. a dom., 10h/18h. Grátis. Até novembro. 

Festas e sambas: Juan Pablo cria um cortejo em escala reduzida com personagens, som e clima de bloco (Museu do Pontal/Divulgação)
Continua após a publicidade

Está aberta a temporada da galeria A Gentil Carioca com Abre Alas, que chega à sua 21ª edição. Inspirada no primeiro carro alegórico dos desfiles das escolas de samba, a coletiva tem como premissa abrir espaço a novos artistas. Participam desta rodada Ana Luiza Domicent, Oriana Perez, Telma Gadelha e Yara Ligeiro, entre outros nomes de Brasil, Colômbia e Venezuela.

Rua Gonçalves Ledo, sobrados 11 e 17, Centro. Seg. a sex., 12h/18h. Sáb., mediante agendamento pelo 98560-8525. Grátis. Até 18 de abril. 

Abre Alas_ORIANA PEREZ Série_ Manifestações culturais_ Traje típico - 2 (1).jpg
Abre Alas: Obra de Oriana Perez usa o carro alegórico como metáfora para lançar nomes emergentes (Galeria GentIl Carioca/Divulgação)
Continua após a publicidade

Símbolo da cultura pernambucana, a figura La Ursa é o mote de Entre Máscaras e Gigantes: os Juliões do Carnaval de Olinda, com fotos e vídeos de Wenny Mirielle Batista Misael, além de mais de cem exemplares do acessório. Instalada na sala do Artista Popular, a mostra conta a história do artesão Julião Vilela e de seus descendentes.

Museu de Folclore Edison Carneiro. Rua do Catete, 179. Ter. a sex., 10h/18h. Sáb., dom. e fer., 11h/17h. Grátis. Até 25 de fevereiro.

Foto da expo Entre máscaras e gigantes_Os Juliões do Carnaval de Olinda_Crédito Oscar Liberal.jpeg
Entre máscaras e gigantes: Símbolo do carnaval pernambucano, a La Ursa ganha destaque em mostra (Oscar Liberal/Divulgação)
Continua após a publicidade

Nação Bate-Bola reúne 22 imagens coloridas e em grandes formatos de Andre Arruda, que há uma década registra o movimento típico das Zonas Norte e Oeste. A individual traz ainda o curta-metragem Jairinho Madruga, que acompanha a trajetória do artesão que confecciona cerca de 400 máscaras por ano, além de indumentárias.

Centro Carioca de Fotografia. Travessa do Comércio, 11A (Arco do Teles), Centro. Seg. a sex., 10h/18h. Sáb., 10h/17h. Grátis. Até 28 de fevereiro. 

nação-bate-bola
Nação bate-bola: personagem de fantasia explosiva é capturado por Andre Arruda, em imagens coloridas (André Arruda/Divulgação)
Continua após a publicidade

Patrimônio Cultural Carioca, a tradição dos bate-bolas é representada em Clóvis — Perigoso e Divertido por onze fotógrafos, sob a curadoria de Rudah, Filipe Moyses e Leo Fuzil — trio que integra os grupos conhecidos pelas fantasias e máscaras extravagantes. Rogério Reis, Ratão Diniz e Tuane Fernandes são alguns dos que assinam os cliques junto com Yan Carpenter, autor de uma obra estrelada pelo cantor Marcelo D2.

Ocupação Iboru. Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Qua. a sex., 11h/19h. Grátis. Até 20 de fevereiro. 

Clóvis ¿ Perigoso e Divertido .jpg
Perigoso e divertido: entre máscaras e estampas maximalistas, a tradição bate-bola aparece em retratos (Ocupação Iboru/Divulgação)



Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/programe-se/o-maior-show-da-terra-carnaval/

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *