Academia e dieta: Rainhas de bateria, Luciana Picorelli e Vanessa Rangeli detalham preparação para o carnaval

Tempo de leitura: 4 min




O desfile na Marquês de Sapucaí exige mais do que presença na avenida. Por trás da fantasia e do samba no pé, rainhas de bateria enfrentam uma rotina intensa de treinos, cuidados com a saúde e preparação emocional para dar conta da maratona de ensaios e do dia do desfile.
É o caso de Luciana Picorelli, Rainha de Bateria da Acadêmicos do Acari, e Vanessa Rangeli, que ocupa o mesmo posto no Acadêmicos de Niterói. Com perfis e métodos diferentes, ambas se dedicam a uma preparação que envolve corpo e mente.
Luciana Picorelli aposta em equilíbrio físico e acompanhamento emocional
Luciana mantém uma rotina que inclui muay thai, musculação com personal trainer e aulas de samba duas vezes por semana. A alimentação segue um padrão mais leve, com redução de alimentos ultraprocessados e foco em hidratação. Segundo ela, o processo também envolve desafios emocionais, intensificados no período pré-Carnaval.
“Estou na luta, literalmente (risos)! Faço muay thai, musculação com personal, cuido da alimentação do jeito que dá… Cortei refrigerante, pizza e ‘podrão’, mas confesso que às vezes escorrego ( risos). Bebo bastante água, revezando com água de coco para manter a dignidade hidratada. O sono eu até tento colocar em dia, mas com a ansiedade batendo na porta, fica difícil! “, diz Pícorelli.
“Celulite? Tenho! Gordurinha? Também! E para lidar com as loucuras que só o carnaval proporciona, intensifiquei a terapia e o psiquiatra, porque, sinceramente, tem coisa que só com Rivotril e rezas (risos), completa, brincando.
Com aulas de samba duas vezes por semana, Luciana segue uma dieta mais leve, focada em detox, desinflamação e limpeza do organismo.
“A proposta é simples e potente: sentir-se bem no próprio corpo, sem excessos, sem cobranças irreais e com equilíbrio emocional para atravessar a avenida com energia e verdade”, diz ela.
Luciana Picorelli numa aula de muay thai
Divulgação
Luciana Picorelli numa aula de muay thai
Divulgação
Vanessa Rangeli segue rotina focada em desempenho físico
Já Vanessa Rangeli adota uma preparação mais intensa, voltada para resistência e condicionamento. Ela treina quatro vezes por semana, com sessões de aproximadamente uma hora, além de realizar musculação duas vezes por semana, com treinos mais longos. As aulas de samba fazem parte do planejamento.
A alimentação é estruturada com acompanhamento profissional, priorizando proteínas, controle de carboidratos e estratégias voltadas para recuperação muscular e manutenção de energia. Todo o processo é conduzido por uma consultoria fitness personalizada.
“Treino 1 hora por dia, quatro vezes por semana. Faço musculação duas vezes por semana, além de aulas de samba. O treino vai além da aparência. É resistência, disposição e preparo para sustentar a rotina até o fim do Carnaval”, conta.
Vanessa Rangeli é rainha da Acadêmicos de Niterói
Reprodução/Instagram
Diferentes métodos, mesma exigência
Apesar das abordagens distintas, as duas rainhas lidam com uma mesma demanda: manter o corpo preparado e a saúde em dia para enfrentar a intensidade do Carnaval. A preparação envolve escolhas individuais, respeitando limites físicos, rotina profissional e necessidades emocionais.
“O trabalho começa meses antes do desfile e segue até o último minuto na avenida, mostrando que o posto de Rainha de Bateria exige muito planejamento e disciplina”, avalia Vanessa Rangeli.
Vanessa Rangeli numa aula de samba
Divulgação



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/entretenimento/noticia/2026/01/academia-e-dieta-rainhas-de-bateria-luciana-picorelli-e-vanessa-rangeli-detalham-preparacao-para-o-carnaval.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *