O fim de semana marca o começo da temporada de megablocos do carnaval de rua do Rio, no Circuito Preta Gil, no Centro. A folia é puxada pelo Chá da Alice neste sábado e se estende no domingo com o trio elétrico comandado pela cantora Lexa. Para garantir uma festa animada e segura, a Secretaria municipal de Saúde preparou postos médicos nos pontos de maior concentração de público, oferecendo atendimento pré-hospitalar aos foliões.
Bloco pernambucano levará carnaval de Olinda para o Centro do Rio neste sábado: veja programação do Boi da Macuca
Liesa cede após tentar adotar ingressos para ensaios técnicos: entenda ‘modelo híbrido’ adotado no Sambódromo
No Centro, próximo ao desfile dos megablocos, dois postos estarão disponíveis. O primeiro na Praça Ana Amélia e o segundo no Largo da Carioca. Além dos dias 24, 25 e 31 de janeiro, eles também ficarão em funcionamento ao longo das datas de fevereiro.
A estrutura contará com nove leitos, sendo dois de suporter avançado, e 11 poltronas de hidratação. A expectativa é oferecer suporte aos aos cortejos que ocorrerem na região e aos dez megablocos do Circuito Preta Gil: lém do Chá de Alice e Bloco da Alexa, que abrem o carnaval de rua, também o Bloco da Gold no dia 31 de janeiro; e, em fevereiro, o Será que Abre? (dia 1º), Bloco da Favorita (7), Cordão do Boitatá (8), Cordão do Bola Preta (14), Fervo da Lud (17), Bloco da Anitta (21) e Monobloco (22). Programação que pode ser conferida na ferramenta de blocos do GLOBO.
Outros postos de atendimento
Nos bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon, na Zona Sul, também haverão postos de atendimentos similares a dupla que será aberta no Centro. No entanto, esses só serão abertor a partir do dia 7 de fevereiro.
Em Ipanema, o posto médico, com cinco leitos (um de suporte avançado) e sete poltronas de hidratação, ficará na Praça Nossa Senhora da Paz, e funcionará nos dias 7, 8, 13, 14, 15, 17 e 22 de fevereiro, dando assistência aos foliões de 11 blocos de Ipanema e Leblon. Já em Copacabana, estará na Praça do Lido com operação nos dias 8, 14, 15, 16, 17 e 21 de fevereiro, dando suporte a 14 desfiles de Copacabana e Leme, com uma estrutura de quatro leitos (um de suporte avançado) e cinco poltronas de hidratação.
Hidratação e prevenção
Além do suporte médico, a pasta levará equipes de promoção da saúde ao circuito, distribuindo material informativo sobre prevenção e infecções sexualmente transmissíveis. Também haverá distribuição de preservativos e orientações sobre PrEP e PEP para o HIV. O Centro de Prevenção Combinada, em Botafogo, funcionará diariamente das 8h às 22h como refeência para quem precisar desses serviços.
A prefeitura ainda faz um alerta para cuidados básicos durante os desfiles. São eles:
Hidratação constante;
Uso de protetor solar;
Roupas leves;
Calçados confortáveis;
Atenção especial às crianças;
Cautela com alimentos e bebidas de procedência duvidosa
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/rio/carnaval/noticia/2026/01/cha-da-alice-e-bloco-da-lexa-abrem-temporada-de-megablocos-no-circuito-preta-gil.ghtml
Chá da Alice e Bloco da Lexa abrem temporada de megablocos no Circuito Preta Gil

Nenhum comentário
