Uma prisão digna de roteiro de filme aconteceu em La Plata, na Argentina, na quarta-feira (21). No último dia 16, durante um roubo à mão armada em uma loja uma funcionária, que estava sozinha no local, foi ameaçada, teve dinheiro e produtos roubados. A polícia identificou o autor como Eduardo Oscar Alcaraz, de 24 anos, conhecido como “Pipo”. Para encontrá-lo, foram analisadas as imagens da câmera de segurança do estabelecimento. Um detalhe ajudou na investigação: uma pulseira de silicone que ele ainda usava.
- Alívio: Cachorro que desapareceu em acidente de trem na Espanha é encontrado e volta para família
- Rádio a manivela, comida estocada e fogão a querosene: Groenlândia divulga guia de emergência para famílias; entenda
A gravação auxiliou a identificar Eduardo. Por meio de investigação, chegaram ao endereço onde ele residia. No imóvel, o suspeito foi reconhecido, dando início à fuga. Eduardo correu pelos fundos da casa, pulou um muro e correu em direção a um riacho na proximidade. Os agentes o perseguiram, com ordens de parada. Ele conseguiu entrar no curso d’água e nadar contra a correnteza. Neste momento, foi alcançado por dois policiais, que também pularam no riacho e o prenderam.
O roubo aconteceu quando uma funcionária estava sozinha na loja, atrás do balcão. O suspeito entrou armado, ameaçou-a e pegou o dinheiro do caixa das vendas do dia. Antes de sair, trancou a mulher no banheiro e levou mercadorias da loja. Com base nas imagens da câmera de segurança e na análise do material, equipes do Grupo de Operações Especiais (GTO) reuniram as provas para solicitar um mandado de busca.
- Pai morre ao salvar filho em lago congelado de Nova York; criança caminha três quilômetros para sobreviver
Durante a ação no imóvel, os policiais apreenderam as roupas usadas durante o roubo: calça cinza, jaqueta preta e os sapatos. Também foi confiscada a pulseira de silicone vista nas imagens da câmera de segurança. Com base nessas evidências, a promotoria determinou que havia provas diretas ligando-o ao roubo.
O caso foi classificado como “roubo qualificado com uso de arma de fogo”. Eduardo deverá comparecer à sua primeira audiência nos próximos dias. Enquanto isso, os investigadores estão analisando se a ação coincide com outros crimes recentes na área, visto que existem registros de incidentes semelhantes, embora sem acusação adicional formalizada até o momento.
