Um mar de bambas em vermelho e branco tomou a praia mais famosa do Brasil nesta terça-feira para quebrar um feito que entra para o Guinness World Records: o de maior bateria do mundo. Com 1.243 ritmistas, cem de cada escola de samba do Grupo Especial, a bateria rufou alto. Foi assim que o Rio Carnaval Fan Fest, uma realização da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), escolheu abrir os trabalhos de uma festividade que passa a integrar o calendário da cidade, na areia da praia de Copacabana.
Mesmo com chuva: fiéis se ajoelham na entrada da Basílica e celebram São Sebastião no Rio
‘Nunca desanimar com as flechadas da vida’: Dom Orani reforça esperança e resistência na celebração de São Sebastião
Mar de ritmistas na praia de Copacabana abrem alas para o Rio Carnaval Fan Fest
Marcelo Theobald
O recorde atual da categoria também era do Brasil. Pertence à igreja evangélica Bola de Neve, que, em janeiro de 2019, reuniu 1.010 músicos nas areias da Praia de Gonzaguinha, em São Vicente, São Paulo.
Para comandar o momento histórico, ninguém menos que Neguinho da Beija Flor. Sinônimo da festa, o sambista embalou uma sequência de sambas, como “Explode Coração” (Salgueiro, 1993), “É hoje” (União da Ilha do Governador, 1982) e o também clássico “O Campeão” (1979). A apresentação ao lado de milhares de ritmistas durou cerca de 20 minutos.
— É mais um momento que vai ficar para a minha história. Cantar com mais de 1200 componentes é único na minha trajetória — disse Neguinho, acompanhado de rainhas de bateria, e que deixa a Avenida após 55 anos pela azul e branco de Nilópolis.
Em torno de 15 fiscais voluntários escalados pelo Guiness validaram o recorde de ponta a ponta, todos de pé, em lugares estratégicos no entorno da “arena” que se formou para os percussionistas brasileiros. Uma fileira se deu no meio dos instrumentistas, com o mestre de bateria de cada uma das agremiações.
Momento da entrega da medalha do Guiness Book
Henrique Barbi
A produção do evento é da SRCOM, do cenógrafo Abel Gomes, que é responsável pela realização do réveillon de Copacabana. Emocionado, ele teve dificuldades de encontrar palavras para definir sua criação:
— É inexplicável — resumiu.
Figuras como o presidente da Liesa, Gabriel David, e até o deputado federal Dr. Luizinho circulavam pelo palco para espiar a festa que se armava aos seus pés, pouco antes do começo. O recorde, agora homologado e com direito a placa do Guinness, é fruto de uma parceria da Liesa com uma casa de apostas. Por isso, os músicos foram todas uniformizados com as cores da empresa.
O palco da fan fest ainda receberá a rainha de bateria da Paraíso do Tuiuti, Mayara Lima, que promoverá uma aula de samba e, em seguida, o cantor Belo.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/rio/noticia/2026/01/mais-de-1200-ritmistas-escolas-de-samba-do-rio-batem-recorde-mundial-de-maior-bateria-do-mundo-em-copacabana-entenda.ghtml
Mais de 1.200 ritmistas: escolas de samba do Rio batem recorde mundial de maior bateria do mundo em Copacabana; entenda

Nenhum comentário
