A Operação Barricada Zero completou um mês de atuação, mas, em São Gonçalo — um dos maiores municípios da Região Metropolitana — o balanço foi ofuscado pelo avanço nos roubos de veículos. Enquanto viaturas e tropas especializadas ocuparam pontos estratégicos para remover barricadas erguidas por facções e reafirmar a presença do Estado, criminosos intensificaram ações nas vias da cidade.
Entre 1º e 28 de dezembro de 2025, foram registrados 518 roubos de carros e motos, segundo dados das delegacias locais. No mesmo intervalo de 2024, houve 195 ocorrências. O aumento é de 165%, com a média diária passando de cerca de sete casos para mais de 18.
Os números indicam que, apesar da visibilidade da operação — iniciada em 24 de novembro —, as estruturas criminosas não foram desarticuladas. As delegacias seguem pressionadas e a elevação dos roubos pode repercutir, em 2026, no valor dos seguros automotivos.
Cabe destacar que São Gonçalo concentrou o maior volume de remoções de obstáculos no estado. Apenas em Jardim Catarina, mais de duas mil toneladas de barreiras foram retiradas, permitindo a circulação de moradores.


