A prova discursiva do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2) será aplicada, em 228 cidades por todo o país, neste domingo (dia 7). Por isso, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reforçou orientações para a etapa, que incluem a separação de documentos e materiais com antecedência para nada dar errado no dia. Confira as dicas.
IBGE: mulheres e negros recebem menos, mesmo ocupando cargos de direção e gerência
BC Protege+: quase 20 mil pessoas ativaram proteção no primeiro dia da ferramenta. Veja como acionar o sistema
Consulte o cartão de confirmação
Os candidatos já podem consultar o cartão de confirmação, documento que informa local de prova, horário e sala, no site do CPNU 2 da Fundação Getulio Vargas (FGV). Então, a recomendação é conferir informações e planejar o deslocamento.
As provas no domingo terão início às 13h, mas é importante lembrar que os portões serão fechados às 12h30 (horário de Brasília), ficando proibida a entrada após este horário.
Assim, para evitar imprevistos, o MGI recomenda que as pessoas se organizem para chegar com antecedência e verifiquem o horário local de sua região em relação à capital federal.
Organize documentos
Embora não seja obrigatório, recomenda-se levar o Cartão de Confirmação de Inscrição (CCI) impresso, para facilitar a localização da sala e agilizar os procedimentos de entrada.
Será obrigatório apresentar, no dia da prova, documento oficial de identificação com foto, em bom estado e dentro da validade. Valem documentos físicos, como RG, CNH, passaporte ou carteiras funcionais reconhecidas em lei. Cópias simples ou mesmo autenticadas e documentos ilegíveis, rasurados, danificados ou com identificação comprometida não serão aceitos.
O edital também prevê que sejam aceitos documentos digitais, como o e-Título, a CNH Digital e a Identidade Digital, desde que exibidos em seus aplicativos oficiais. No entanto, é bom lembrar que essa escolha pode ser arriscada, se o candidato tiver problemas com a internet no local de prova. Não serão aceitas fotos, capturas de tela (prints) ou documentos armazenados na galeria.
Também devem ser apresentados, quando aplicável, documentos comprobatórios referentes ao uso de dispositivos médicos metálicos, como próteses, pinos, placas, marca-passos ou outros componentes similares, garantindo a correta identificação e autorização pela equipe de fiscalização.
Separe a caneta
Outro item obrigatório é a caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente, que será utilizada no cartão de respostas.
Respeite as regras de segurança e organização
As pessoas candidatas podem levar apenas água em garrafa transparente e sem rótulo e lanches leves em embalagens igualmente transparentes e sem barulho.
É proibido portar aparelhos eletrônicos, como celulares, smartwatches, fones de ouvido, tablets, calculadoras e pagers. Além deles, são proibidos relógios de qualquer tipo, papéis soltos, anotações, livros ou materiais de consulta, além de acessórios de cabeça, como bonés, chapéus e gorros, exceto quando utilizados por motivos religiosos ou de saúde.
Bolsas, mochilas, malas e estojos não podem permanecer com a pessoa candidata e deverão ser guardados conforme orientação da equipe de fiscalização. Todos os itens proibidos deverão ser lacrados no envelope de segurança fornecido pela equipe de aplicação, que só poderá ser aberto após o término da prova e da saída definitiva do local.
O descumprimento das regras estabelecidas conforme o edital implicará na eliminação automática do certame. Após o fechamento dos portões e início dos procedimentos internos, também não será permitido usar celular, circular sem autorização ou permanecer em áreas externas.
Saiba mais
Os procedimentos de identificação e segurança incluem a coleta de impressão digital, a realização de exame grafológico e a conferência da foto do documento, todos de cumprimento obrigatório.
Além disso, as pessoas candidatas devem permanecer na sala por, no mínimo, uma hora após o início da prova. O caderno de questões somente poderá ser levado nos últimos 60 minutos de aplicação, e as três últimas pessoas presentes em cada sala deverão deixar o local simultaneamente, após assinarem a ata.
Com informações da fonte
https://extra.globo.com/economia/emprego/concursos/noticia/2025/12/cnu-2-ministerio-da-gestao-reforca-orientacoes-essenciais-para-a-prova-discursiva.ghtml
CNU 2: Ministério da Gestão reforça orientações essenciais para a prova discursiva

Nenhum comentário
