Investimento total foi de aproximadamente R$ 500 mil, com recursos próprios; rede vai atender o Santo Agostinho e Vila Americana, entre outros bairros
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) inaugurou nesta sexta-feira (14) a nova rede de recalque de água potável dos bairros Vila Americana e Santo Agostinho. O investimento total foi de aproximadamente R$ 500 mil, com recursos próprios. A execução dos trabalhos durou cerca de seis meses e vai beneficiar cerca de 35 mil moradores dos bairros Santo Agostinho, Nova Primavera, Parque do Contorno, parte da Vila Americana, Dom Bosco e Caieiras, entre outros.
A nova rede foi construída com 336 metros de extensão em ferro fundido (DN 250) para substituir a antiga tubulação, instalada em local de difícil acesso e que apresentava grande risco de rompimentos, especialmente durante períodos de chuva intensa. Em dezembro de 2024, um forte temporal provocou erosão e deslizamento de terra, comprometendo parte da estrutura existente.
Para garantir maior segurança e evitar transtornos no abastecimento dos bairros atendidos, o Saae-VR executou o desvio definitivo da rede. Devido à complexibilidade do terreno, foi necessário abrir um acesso até o ponto de intervenção, utilizando equipamentos pesados, como retroescavadeiras.
O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo Cezar de Souza, o PC, afirmou que, com a nova rede, a autarquia vai conseguir antecipar possíveis problemas no verão, época em que a demanda de água é muito maior. “A gente abandonou a antiga e fizemos uma nova rede passando pela rua, o que dá uma tranquilidade, porque se tiver algum problema de rompimento é fácil de resolver. Em questão de agilidade, não tem como medir o benefício. Além disso, trocamos alguns motores. É uma obra que foi feita graças ao empenho do deputado estadual Munir Neto”, disse.
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, ressaltou que a demanda era urgente devido aos problemas causados pela rede antiga. “Com a nova rede, estamos garantindo um fornecimento de água mais estável, confiável e de qualidade. É mais do que uma obra de infraestrutura, é um investimento direto na dignidade, na saúde e no bem-estar da nossa população”, afirmou.
“Volta Redonda é uma referência na saúde, na segurança pública, na assistência e no saneamento. Gostaria de parabenizar o PC e falar da importância do Saae para a cidade. Nós conseguimos, junto ao Governo do Estado, uma parceria para construção da nova ETA (Estação de Tratamento de Água) de Volta Redonda, que vai atender milhares de pessoas, não só do município, mas em cidades vizinhas. Isso é fruto do trabalho do prefeito Neto, do apoio da Câmara Municipal, do Saae e de toda sua equipe”, declarou o deputado estadual Munir Neto.
Júnior Cortes, presidente da Associação de Moradores da Vila Americana, agradeceu a toda equipe do Saae pelo serviço realizado. “Essa obra foi importante para que possamos acabar com a falta de água não só no bairro Vila Americana, mas em outros bairros atendidos, devido ao deslizamento da rede que estava cedendo na área de mata. Queremos agradecer ao PC, ao Silvino e toda equipe do Saae-VR, por ter feito essa importante obra em nosso bairro. Fica meu agradecimento em nome de todos os moradores”, declarou.
Também estiveram presentes na cerimônia de inauguração o diretor-adjunto do Saae-VR, Silvino Gandos Bouzan; o secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique; o presidente da Câmara Municipal, Edson Quinto; os vereadores Gemilson Sukinho e Zoinho; o subprefeito do Santo Agostinho, Ednilson Vampirinho ;e o ex-vereador Lela.
Homenagem
A nova elevatória recebe o nome de Vera Maria Pereira Brandão, em homenagem a uma ex-servidora do Saae-VR. Natural de Barra Mansa, Vera ingressou na autarquia em 1978, permanecendo até o seu falecimento, em 2004. Ela atuava como chefe de Assistência Social.
Fotos de Adriana Cópio – Secom/PMVR.

