Concebida por Leila Alberti, A Casa de Todos, em cartaz na Caixa Cultural, foi bordada à mão pelo coletivo de mulheres Lucianas & Marias, de Curitiba. Com cerca de doze metros quadrados, a instalação evoca o fazer manual e convida o visitante a participar de oficinas de tecelagem, crochê e esculturas em tecido, entre outras atividades que ocorrem no interior da estrutura de alumínio. No sábado (15), às 16h, Anderson Barreto e Raphael Pippa apresentam Ossain, história de origem iorubá.
Caixa Cultural. Rua do Passeio, 38, Centro. Ter. a sáb., 10h/20h. Dom. e fer., 11h/18h. Grátis. Até 23 de novembro.
A tapeçaria Alexandria, de 2025, faz parte do conjunto Bordados de Areia, de Ygor Mandarin, composto por minerais, fragmentos de conchas e lã. De grande dimensão, o item integra Manguezal, no CCBB, com cinquenta trabalhos que representam o ecossistema como símbolo de vida, resistência e ancestralidade. A atração reúne ainda protótipos de fantasias assinadas por Antônio Gonzaga para o Carnaval de 2026 da Grande Rio, com tecidos, arames, franjas e pintura acrílica (foto).
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a seg., 9h/20h. Grátis. Até 2 de fevereiro.
+ Para receber VEJA Rio, clique aqui
+ Verdades secretas: Pedro Varela entre sombras e silêncios

Com curadoria de Cecília Fortes, Costurar Sentidos adota o ato de tecer como metáfora para conectar identidade, memória, afeto e significado. Arthur Chaves transforma retalhos em painéis de grande escala (foto) em alusão ao ateliê de sua mãe; Duda Moraes reaproveita descartes de lojas de estofados francesas, como seda e veludo, na série Textile; Jeane Terra cria autorretratos em camadas de tintas sobrepostas; entre outros.
Anita Schwartz Galeria. Rua José Macedo Soares, 30, Gávea. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 12h/18h. Grátis. Até 22 de novembro.
Compartilhe essa matéria via:
–
Com informações da fonte
https://vejario.abril.com.br/programe-se/bordado-em-alta-artes-plasticas/
