Enem 2025: estudantes revelam primeiras impressões da prova

Tempo de leitura: 4 min




Estudantes de várias partes do país já deixaram os locais de prova do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As reações são as mais variadas. Confira abaixo.
Hoje, além da redação, os candidatos enfrentarão um total de 90 questões, sendo 45 de Linguagens — que englobam Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (inglês ou espanhol) — e outras 45 de Ciências Humanas, distribuídas entre Geografia, História, Sociologia e Filosofia.
‘Achei um horror’, diz adolescente de Belo Horizonte que fez prova como treineira
‘Achei um horror’, diz aClarissa, que fez prova como treineira
Carol Campo/Agência O Globo
A adolescente Clarissa de Lima, de 15 anos, participou do Enem 2025 como treineira, a fim de se preparar para os próximos anos.
Ela afirmou que, apesar de o tema da redação ter sido tranquilo, os textos longos das questões dificultaram o desempenho na prova:
— As questões foram ruins porque os textos eram muito grandes, teve questões que cheguei no final do texto e precisei recomeçar porque esqueci o início do texto — afirmou Clarissa.
Certificação pelo Enem: jovem de 18 anos relata estreia tensa na prova
Certificação pelo Enem: jovem de 18 anos relata estreia tensa na prova
Rafaela Gama/Agência O Globo
O estudante Alyson dos Santos teve a taxa de inscrição custeada pelo próprio trabalho e afirma que participou do Enem apenas para obter o certificado de conclusao do ensino médio. A possibilidade de usar o exame para esse fim foi anunciada em maio deste ano pelo ministro da Educação, Camilo Santana.
— Achei algumas questões difíceis por ser a minha primeira vez, mas sei que não dá para se precipitar nesse tipo de prova. Já o tema da redação, acho que fiz totalmente o contrário do que estava pedindo. Quando eu vi que errei, gelei e fiquei repensando, mas acho que conseguir dar um jeito — relatou o jem, que fez prova no Rio de Janeiro.
‘Bem fácil em certos quesitos’
José Francisco Gonçalves, de 18 anos, gostou da prova
Francielly Barbosa/Agência O Globo
José Francisco Gonçalves, de 18 anos, realizou o Enem pela segunda vez este ano e quer estudar Engenharia Mecânica ou Civil na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
— Achei que estava bem fácil em certos quesitos — diz.
Cerca de três horas depois do início da avaliação, ele atravessou os portões da escola onde realizou o exame. Calmo, disse que a redação foi um tema “bem maneiro de se trabalhar”:
— Não vi muita dificuldade, tanto que saí algumas horas antes do término da prova. Já esperava esse tema, porque foi um assunto que um professor meu do curso havia mencionado.
‘É um bicho de 7 cabeças’, diz jovem que fez o Enem pela primeira vez
‘É um bicho de 7 cabeças’, diz Luiza, que fez o Enem pela primeira vez
Andressa Pufal/Agência O Globo
A estudante Luiza Oliveira, de 17 anos, do Rio Grande do Sul, deixou o local de prova às 16h05 e diz ter achado a prova complicada, apesar de estar confiante.
— É um bicho de 7 cabeças. Bem como eu achei que seria: textos enormes o tema da redação, razoável — avalia a jovem, que quer cursar Jornalismo ou Publicidade: — Acho que me saí bem. Na redação eu citei Cora Coralina, mas não tenho certeza se a frase era dela mesmo.



Com informações da fonte
https://extra.globo.com/brasil/noticia/2025/11/enem-2025-estudantes-revelam-primeiras-impressoes-da-prova.ghtml

Compartilhe este artigo
Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *