Rio de Janeiro – A Polícia Civil do Rio de Janeiro atualizou, na manhã desta quinta-feira (30/10), para 121 o número de mortos durante a megaoperação deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital, na última terça-feira (28/10). A revisão foi feita após novos registros de entrada de corpos no Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no centro da cidade.
A Operação Contenção mobilizou cerca de 2,5 mil policiais civis e militares, com o objetivo de conter a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir cerca de 100 mandados de prisão contra criminosos de alta periculosidade. Entre os alvos, 30 eram oriundos de outros estados, incluindo membros da facção enviados do Pará.
Investigação sobre mudança na cena do crime
A Polícia Civil abriu inquérito para apurar fraude processual cometida por moradores que retiraram corpos da mata após a operação — alguns deles com roupas camufladas atribuídas a traficantes. A remoção pode ter alterado a cena dos confrontos e prejudicado o trabalho pericial.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que enviará equipes técnicas ao IML para realizar perícia independente, a fim de apurar as circunstâncias das mortes e cruzar as informações com as investigações da polícia.























