Assassinato de Odete Roitman é desvendado em ’Vale Tudo’Reprodução / X
Rio – O público finalmente desvendou o grande mistério de “Vale Tudo”: quem matou Odete Roitman? No último capítulo do folhetim, que foi ao ar na noite desta sexta-feira (17), os espectadores descobriram que quem atirou na vilã foi Marco Aurélio, mas que ela está viva.
O empresário entrou na suíte dela após a briga com Heleninha, que atirou e acertou a parede do quarto, e resolveu acabar com a vida da presidente da TCA antes que ela planejasse um novo atentando contra ele. Com ajuda de Freitas, Odete forjou a própria e saiu do Brasil.
A morte da vilã, vivida por Debora Bloch no remake, segue despertando curiosidade. Desde a cena em que a empresária é atingida por um tiro, exibida na última semana, os telespectadores acompanharam cada flashback e contradição nos depoimentos em busca de pistas.
PARA TUDOOOOOOOOOOO! NINGUÉM MATA ODETE ROITMAN, MEU BEM HSUAIJJDHJASKLJJDNALK #ValeTudo pic.twitter.com/nMvMWQ8C2A
— TV Globo (@tvglobo) October 18, 2025
A reta final da novela costurou passado e presente com revelações impactantes e expôs velhas mágoas familiares, empresariais e afetivas. Cinco personagens foram apontados como suspeitos. Veja as motivações de cada um deles a seguir!
Heleninha (Paolla Oliveira): A artista plástica passou parte da vida carregando a culpa pela morte do irmão gêmeo, Leonardo, mas descobriu que o rapaz está vivo e era mantido escondido. A filha da empresária também sofreu o baque ao saber que era Odete quem dirigia o carro no dia em que ele sofreu o acidente e decidiu responsabilizar a jovem, que estava embriagada e não se lembrada bem do episódio. Na reta final da novela, Heleninha chegou a confessar ter matado a mãe e foi para a cadeia. Ela decidiu se responsabilizar para o crime mesmo não lembrando detalhes do que houve para soltar a tia Celina, que também tinha assumido o assassinato.
Celina (Malu Galli): A personagem suportou as humilhações e armações de Odete, que, para separá-la de seu grande amor, Estéban, expôs Heleninha à imprensa e culpou o namorado da irmã. A descoberta de que o sobrinho Leonardo está vivo abalou de vez a relação delas. Ao entender que a sobrinha poderia ser a responsável pela morte da Odete, ela se entregou à polícia. A arma usada no crime era de Celina, herdada após a morte do pai.
Marco Aurélio (Alexandre Nero): A guerra entre o executivo e a presidente da TCA começou quando ela descobriu que estava sendo roubada por ele há muitos anos. Desde então, os dois trocaram ameaças, chantagens e até planejaram atentados um contra o outro. Capítulos antes da morte de Odete, o ex-marido de Heleninha comprou uma arma e se hospedou no mesmo hotel que a vilã na noite do crime.
César Ribeiro (Cauã Reymond): O rapaz conquistou a matriarca dos Roitman e conseguiu levá-la ao altar. Ele não escondeu a ambição ao saber que herdaria 50% dos bens da esposa em caso de falecimento e revelou para Olavo a tentação de eliminar a mulher. O ex-parceiro de Maria de Fátima se assustou ao saber da responsabilidade de Odete nas mortes de Mário Sérgio e Ana Clara, além da armação contra Marco Aurélio e do desaparecimento do próprio filho, Leonardo.
Maria de Fátima (Bella Campos): Ex-nora de Odete, a jovem se revoltou com o envolvimento de César com a mãe de Afonso. Ela vinha chantageando Odete com segredos comprometedores como o sumiço de Leonardo e a morte de Ana Clara, ambos orquestrados pela vilã. A tensão chegou ao ápice quando Odete contratou um assassino para acabar com a filha de Raquel. Diante de tanto ódio, ela também entra na lista de suspeitos.
Outras Possibilidades
Além dos cinco personagens investigados pela polícia na trama, o público desconfiou de outros nomes que também teriam razões para querer o fim de Odete Roitman. Nise é uma das suspeitas pelo crime após Olavo revelar que ficou preso no elevador do hotel em que a vilã estava hospedada com uma senhora de idade, o que levantou rumores de que a avó de Ana Clara estaria viva. A morte da jovem pelas mãos da empresária pode ser um dos motivos.
Outra teoria apontava que Luciano, funcionário da TCA, seja neto de Nise e queria se vingar do desprezo da mãe de Heleninha com a familiar. O rapaz chegou a aceitar suborno da vilã no mesmo período em que a personagem revelou problemas de saúde.
A tese mais ousada é de que Odete Roitman poderia não ter morrido. Parte do público acreditava que ela contou com ajuda de Freitas e Consuêlo para forjar o crime. A ação seria uma forma de escapar daqueles que desejavam matá-la e dos constantes problemas familiares.